Psicologia

Interpretamos acontecimentos e pessoas segundo o que estamos sentindo

Nosso cérebro é um interessante e complexo sistema de conexões. As emoções formam uma rede única e personalizada, e não são pré-determinadas. Pesquisadores acreditam que para cada uma das nossas emoções, existe uma rede neural que se conecta, baseada nas experiências que tivemos com cada emoção ao longo da vida. Portanto, não existe uma rede de emoções com conexões padronizadas para todos os humanos, elas são formadas a partir das experiências e vivências de cada um.

O psicólogo Paul Ekam diz que: “As emoções mudam a nossa forma de ver o mundo e de interpretar as ações das outras pessoas”, ou seja, interpretamos os acontecimentos e as pessoas segundo o que estamos sentindo. Se você sente raiva, por exemplo, precisa garantir que tem razão para tal, e por isso provavelmente, tudo que alguém disser tentando provar o contrário será ignorado.

Automaticamente quando não aceitamos que outras emoções surjam, estamos ignorando qualquer possibilidade de ressignificar uma situação. Nesse momento, acredito que perdemos a oportunidade de minimizar emoções e comportamentos impróprios.

Pensando no que citei no primeiro parágrafo: “Existe uma rede neural que se conecta baseada nas experiências que tivemos com cada emoção ao longo da vida”.Entendo que cada informação armazenada tem peso importante na maneira que nos comportamos frente uma emoção evocada. Assim como, existem fatores que intensificam ou minimizam o sentido de cada experiência. Embora isso também seja bastante pessoal.

Alguns fatores são importantes no que se refere a uma emoção imprópria:

1- Tempo de duração:
Minutos,
Horas,
Dias ou
Anos.

2- Relacionado ao que:
Pessoa,
Situação ou
A si próprio.

Provavelmente quanto mais tempo vivenciando uma emoção negativa, mais sua visão de mundo, no que tange a si próprio, pessoas e situações ficarão comprometidas.

Precisamos compreender que: “A emoção traz consigo a tendência para reduzir a eficácia do funcionamento cognitivo; neste sentido ela é regressiva. Mas a qualidade final do comportamento do qual ela está na origem dependerá da capacidade cortical para retomar o controle da situação. Se ele for bem-sucedido, soluções inteligentes serão mais facilmente encontradas, e neste caso a emoção, embora sem dúvida não desapareça completamente, se reduzirá”.

Em outras palavras, a emoção pode diminuir nossa capacidade de pensar de maneira inteligente algumas ações, fazendo com que alguns comportamentos se assemelhem a de uma criança mimada, briguenta ou chorona. Por isso, é importante o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal. Reconhecer nossas emoções amplia a possibilidade de buscar soluções assertivas e de reduzir uma emoção negativa.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

7 Vegetais que ajudam a desinchar a barriga e melhoram a digestão, segundo especialistas

Você vive com uma sensação de desconforto e inchaço abdominal? Há um segredo que poucas…

4 dias ago

Quadro de Jesus comprado por US$ 20 começa a “chorar” substância misteriosa — e fiéis acreditam que cura doenças

Recentemente, nas redes sociais, viralizou um vídeo em que muitos estão considerando um “milagre” e…

4 dias ago

Somente dois países sobreviveriam a uma guerra nuclear — e não são os que você imagina

Imagine acordar em um mundo coberto por cinzas, sem luz solar, com temperaturas despencando e…

4 dias ago

Mãe abandona filho de 9 anos sozinho por dois anos para viver com o namorado na França

Recentemente, um caso chocante vindo da França vem chamando atenção nas redes sociais. Uma mãe…

4 dias ago

O que significa ser “nebulasexual” — e por que cada vez mais pessoas estão se identificando assim

Cada vez mais pessoas vem tentando compreender mais sua identidade, e recentemente, um novo termo…

4 dias ago

Profecia sombria de Nostradamus para o fim de 2025 causa medo e intriga

Nas redes sociais, o nome de Nostradamus volta a viralizar após uma nova profecia que,…

4 dias ago