Inteligência emocional: use o lado negativo a seu favor!

Talita Souza

Você sabia que emoções negativas podem se tornar benéficas, se aplicadas de forma correta?

Inteligência emocional nada mais é do que a capacidade de criar motivações para si próprio e perseverar no objetivo, apesar das barreiras. É controlar seus impulsos sabendo esperar pela satisfação de seus desejos.

Como assim Talita? Calma que vou explicar!

Nossas emoções determinam a qualidade de nossas vidas, hoje em dia, elas são classificadas como boas e más, porém, acho isso um grande engano, pois todas as emoções são úteis, se aplicadas de forma que nos leve a sair do nosso estado estático e promova movimentação nos impulsionando para conquista de algo.

A raiva, o ódio, o rancor, a infelicidade por exemplo, podem nos motivar a conquistar coisas como um novo emprego, tomar a decisão de começar a academia, afastar de amizades negativas, fazer uma faculdade, largar um vício, impulsionar a economizar para fazer uma viagem, comprar um carro e muitas outras coisas.

Você só precisa aprender aplicá-las com a força no lado que o impulsiona para ação, ou seja, tomar uma atitude para mudar, pois, se você as usar de forma negativa e transformá-las em sentimento de rejeição e murmuração, sua vida não vai mudar e você vai se afundar em reclamações sem fim, além de contaminar os outros e virar uma bola de neve até não conseguir mais sair dela. Afinal o pensamento negativo atrai sim energia negativa. Mas se usado da forma correta, ele atrai os bons sentimentos junto com eles.

Ex: Você deseja subir de cargo, ou emagrecer? Pegue sua raiva, sua angústia e foque no quanto odeia estar da forma que está, então entre em ação e não pare até começar a ver os resultados.

No trabalho, dedique-se mais, procure ver o que os funcionários destaque fazem. Para emagrecer, foque no quanto odeia estar assim, e procure fazer atividades físicas, mude alimentação. Conforme os resultados vão aparecendo, junto com eles os sentimentos de realização, gratidão, felicidade vão surgindo.

Use as emoções “negativas” para focar na situação e provocar mudanças! Esse é o segredo.

Não reclame, não murmure e não alimente esse tipo de emoção para ficar se lamentando por dentro e nem para os outros, isso corrói a alma e nos paralisa.

O segredo da Inteligência emocional é saber discernir as emoções, em qual lado vou aplica-las e quais provocam movimento e não paralisação em nossas atitudes.
Até a próxima!

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS


Talita Souza
Escritora por amor, sonhadora, desenhista por diversão. Formada em dança por paixão em aprender e ensinar. Hoje buscando novos meios de me comunicar, de me expressar e compartilhar o amor e levar a luz para o mundo. Não acredito na solidão, estamos todos conectados.

COMENTÁRIOS