Insistir em alguém que não te valoriza é dar a autorização para que te maltratem. Quando isso acontece, você corre o risco de sair muito machucada.

Perceber que uma pessoa não te valoriza, às vezes, pode ser uma tarefa muito subjetiva, porque as pessoas possuem suas maneiras particulares de validar, porém, o jeito como fazem, pode não ser a forma como você gostaria.

Isso significa que, talvez, as pessoas pensem que estão te valorizando, mas você, sente como se não estivessem.

No entanto, o contrário também pode acontecer, às vezes, é você quem se ilude e tenta se convencer que as pessoas te valorizam, quando na verdade, elas estão, a todo momento, provando o contrário.

Mas quando você se dedica ao máximo para uma relação amorosa ou trabalho e o retorno dessa dedicação não vem em forma de elogios ou de conexão afetiva, pode ser que o seu servir não esteja alinhado as expectativas e necessidades dessas pessoas. Ou seja, elas não estão interesadas em você.

Mas existem algumas maneiras de você perceber que não estão te valorizando. A primeira delas é não receber um feedback Positivo. Se as pessoas não respondem as suas ações com alegria, entusiasmo e não te agradecem pelo seu servir, isso pode ser um grande sinal de que você não está sendo valorizada.

No campo profissional, por exemplo, se você não recebe um aumento de salário, uma premiação, um convite e mesmo se colocando a disposição, você percebe que as portas estão fechadas, esse também é um claro sinal de que não estão valorizando a sua experiência ou o seu serviço.

Já na área amorosa, se você oferece o seu amor e age com gentileza, sempre busca atender as necessidades do outro, mas não recebe o mesmo em troca, isso pode indicar que o outro não sente o mesmo por você, mas também pode significar que o outro não sabe retribuir da mesma maneira, isso porque, as pessoas possuem formas de amar diferentes.

Uma forma de perceber que estão te valorizando é quando, frequentemente, procuram você em busca de orientação e conselhos, isso indica que a sua opinião é importante para elas. Se você é convidada e convocada para estar junto, certamente, é porque as pessoas consideram aquilo que você tem a oferecer como algo muito valioso.

Quem te valoriza, quer que você continue por perto, jamais vai agir com indiferença porque não quer correr o risco de te perder.

Mas quando você sente que a comunicação está travada mesmo quando você expõe abertamente os seus sentimentos, se você pede ajuda e não encontra acolhimento nem empatia nem abertura para um movimento de melhoria, você precisa entender que nesse comportamento existe uma mensagem subliminar “nós não estamos interessados em você”.

Insistir em alguém que não te valoriza é dar a autorização para que te maltratem.

Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.

Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. Foto de Ömer Haktan Bulut na Unsplash. VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.