Psicologia e Comportamento

A importância da magia natalina para as crianças pequenas

E dezembro já chegou, talvez rápido demais para as agendas dos adultos, entretanto aos olhos infantis pode ter demorado a eternidade.

Nas ruas, dezenas de papais noéis, luzes piscando, presépios, árvores enfeitadas, bolas e os mais diversos enfeites de natal, aos olhos da criança está chegando o grande momento: o Papai Noel virá visita-la.

Muitas vezes passamos por todos esses adornos natalinos e não nos contagiamos, afinal estamos preocupados em cumprir a agenda, comparecer ás festas de confraternizações da empresa, dos amigos, comprar os presentes do amigo oculto e da família. Afinal, o natal também é mais um compromisso social, familiar e religioso.

Proponho que nos coloquemos no lugar das crianças e que por alguns instantes, enxerguemos o natal com os olhos infantis!

Qual o significado de tantos brilhos, enfeites e luzes nessa época do ano?

Para boa parte dos pequenos, as semanas que antecedem a visita do bom velhinho são mágicas. Eles esperam o Papai Noel enfeitando a casa, montando árvores de natal, fazendo pedidos, ouvindo músicas e histórias de natal.

As Luzes e qualquer papai noel que se encontra na rua, enche de brilho os olhinhos das crianças e são facilmente tocadas pelo clima de natal.

A criança precisa de fantasia para formar o seu mundo real, ou seja, é através da imaginação que a criança consegue desenvolver seu intelecto e tornar claras suas emoções e consequentemente se preparar para o mundo adulto.

Aos olhos da criança, o Papai Noel é um velhinho de barbas brancas, que usa um veículo voador puxado por renas, percorre o mundo inteiro e entra nas casas através das chaminés, mesmo que a casa não tenha chaminé,  para entregar presentes para as crianças. E tudo isso acontece em uma única noite, na véspera de Natal.

Esse bom velhinho, no imaginário infantil, é aquele ser bondoso, que conhece cada criança e suas necessidades, traz o presente desejado para os que foram bons, traz a alegria e a recompensa de ter cumprido seus deveres durante o ano.

Essa fantasia enriquece nossas crianças, no imaginário delas, compreendem a importância da bondade, da caridade, de se tornar um ser humano melhor e se importar com o próximo.

Assim sendo, é nosso dever estimular a imaginação dos nossos filhos nos primeiros anos de vida para que eles possam entender suas emoções e entender seu papel na sociedade e tornar-se um ser humano que possa fazer a diferença nesse mundo.

Portanto, sugiro á nós pais, que a partir de agora, olhemos o natal e seu significado com um olhar mais delicado. Não importando a religião, os rituais de cada família.

Para a criança, não importa o valor ou o número de presentes que o Papai Noel trará na véspera do natal, mas é fundamental vivenciar os preparativos que antecedem a visita do bom velhinho.

Desejo que tenhamos um olhar mais infantil e cheio de magia a ponto de esquecermos o valor dos presentes que daremos aos nossos filhos e nos importemos mais em enriquecer o mundo deles com história, músicas, luzes e o verdadeiro espirito de natal.

Certamente se a criança vivenciar o natal de forma rica e intensa,  mesmo quando já não mais acreditar em papai noel, cada dezembro irá emociona-la, pois recordará dos rituais, emoções e vivências proporcionadas pelos pais nessas semanas mágicas antes do natal.

Desejo que tenhamos capacidade de tornar especiais os próximos dias para que nossos filhos internalizem o verdadeiro sentido do natal e que se emocionem em todos os dezembros do resto de suas vidas.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

2 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

2 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

2 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

2 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

3 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

3 dias ago