Todos os dias eu respiro fundo. Não porque medito, mas porque preciso que o ar entre nos meus pulmões e comprima, pelo menos um pouco, a minha frustração. Porque quem cria expectativas demais às vezes parece transbordar. E a sensação de que falta só a gota d’água é uma sombra que está comigo sempre, não importa a incidência da luz.
É automático. Penso em uma festa: imagino todos presentes, com seus sorridentes abraços brindando a vida. Falta um e o mundo desaba. Penso em um presente: já me vem a expressão facial da pessoa que está recebendo, a sensação das mãos dela nas minhas costas pelo abraço apertado. O abraço dura um segundo mais e parece que nada vale a pena. Uma surpresa e poft! Está na minha imaginação até o cheiro que o ambiente tem.
O problema é que nunca acontece. Não porque o mundo é mau, nem porque as pessoas são imprevisíveis. Apenas porque a minha imaginação leva em consideração apenas o filtro do meu mundo. Porque imaginar uma pessoa tímida gritando de felicidade, se ela nunca faria isso? Como é que minha cabeça me leva a acreditar no abraço apertado de alguém que não se aproxima? É simples: porque eu grito, porque eu abraço, porque eu sou assim.
Racionalmente, não quero que ninguém seja previsível. O mundo seria um porre sem o carinho supresa no meio da noite, os exageros e as hipérboles de cada ser humano. Então porque, emocionalmente, eu desejo isso mais do que tudo?
A expectativa mora na gente, mas depende do outro. E o outro tem expectativas, que moram nele e dependem da gente. Estes dois universos não se falam. O mundo é uma imensa torre de Babel onde decepcionamos e somos desapontados o tempo todo.
Não existe segredo para desativar o botão preview do nosso cérebro. Existe respirar fundo, contar até 10, deixar a frustração comprimir e voltar a viver. E eu faço isso. Várias vezes por dia.
Recentemente, nos Estados Unidos, uma mulher revelou como pequenas mudanças nos hábitos de banheiro chamaram…
Recentemente, nas redes sociais, um novo fenômeno chamado “menodivorce” vem chamando atenção dos internautas e…
Todo mundo sabe que o café da manhã é a refeição mais importante do nosso…
Nem sempre o fim de um relacionamento acontece de forma direta. Muitas vezes, a falta…
Recentemente, a Netflix adicionou em seu catálogo um documentário que vêm conquistando o público mundialmente.…
A astrologia não prevê apenas romances ou fases emocionais — ela também pode apontar momentos…