Homem tem cérebro “comido” por microorganismo. Entenda o caso:

O nome do microorganismo é Ameba Naegleria Fowleri, ele infecta o cérebro através do nariz.

Nesta quinta-feira, um porta-voz oficial da Agência Estadual de Saúde de Charlotte, na Flórida, divulgou a morte de um morador, após ser infectado por uma ameba rara que ficou conhecida como “comedora de cérebro”, mas na verdade, o seu nome é Ameba Naegleria Fowleri.

De acordo com as informações do site local, o paciente havia enxaguado o nariz com água da torneira, o que possibilitou que a ameba o infectasse pelos seios nasais, chegando ao seu cérebro. Aos poucos a ameba foi “comendo” o cérebro do homem que veio a óbito.

Como Pós PhD em neurociências e biólogo, membro da Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva (APBE), eu posso afirmar que esse é um caso extremamente raro, tanto pela própria infecção, quanto pela forma como ela ocorreu.

Esse tipo de ameba, geralmente, está presente em águas mais aquecidas e em áreas abertas, como lagos, por exemplo, ela infecta mais comumente, nadadores ao entrar em contato com suas vias nasais.

Explicação do caso

Quando a água é ingerida pela boca o ácido estomacal mata o microorganismo, evitando seus efeitos. Mas no caso desse homem, o seu ácido estomacal não conseguiu matar a ameba que se espalhou e acabou afetando toda a sua função cerebral.

Esse tipo de infecção, ainda é pouco conhecida, mas é sabido que ela chega ao cérebro através do nariz e começa a destruir o tecido cerebral, nos seus estágios iniciais.

Estudos indicam que, cerca de cinco dias após a infecção, os sintomas se assemelham a uma meningite bacteriana, mas pode evoluir rapidamente, causando rigidez no pescoço, perda de atenção, convulsão, confusão mental, alucinações, levando ao coma.

Essa infecção é tão rara que o seu diagnóstico é feito, normalmente, após a morte do paciente e, infelizmente, ainda não existe tratamento realmente eficaz.

Quando o microorganismo não encontra barreira no ácido estomacal, ela causa mais de 97% de mortes, por isso, a prevenção é o melhor caminho.

Como evitar

É preciso alertar a todos desse caso, para que as pessoas possam optar por água estéril ou destilada para higienizar o nariz. Ou mesmo, se forem usar a água da torneira, que se faça o uso, apenas depois de ferver para que sejam destruídos os possíveis microorganismos dessa água.

Ao nadar em lagos e rios, também é necessário se precaver para não ingerir essa água e para que ela não entre pelas vias nasais.

Esse caso foi bastante difundido pelo mundo todo e os fncionários das agências governamentais seguem investigando, porém, é necessário que o alerta seja feito, para que o maior múmero de pessoas saibam como se precaver.

Texto de Fabiano de Abreu Rodrigues, PhD, neurocientista, neuropsicólogo, biólogo, historiador, jornalista, psicanalista com pós em antropologia e formação avançada em nutrição clínica. PhD e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências pela EBWU na Flórida e tem o título reconhecido pela Universidade Nova de Lisboa; Mestre em Psicanálise pelo Instituto e Faculdade Gaio/Unesco; Pós Graduação em Neuropsicologia pela Cognos em Portugal; Pós Graduação em Neurociência, Neurociência aplicada à aprendizagem, Neurociência em comportamento, neurolinguística e Antropologia pela Faveni do Brasil; Especializações avançadas em Nutrição Clínica pela TrainingHouse em Portugal, The electrical Properties of the Neuron, Neurons and Networks, neuroscience em Harvard nos Estados Unidos; bacharel em Neurociência e Psicologia na EBWU na Flórida e Licenciado em Biologia e também em História pela Faveni do Brasil; Especializações em Inteligência Artificial na IBM e programação em Python na USP; MBA em psicologia positiva na PUC. Membro da SPN – Sociedade Portuguesa de Neurociências – 814; Membro da SBNEC – Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – 6028488; Membro da FENS – Federation of European Neuroscience Societies – PT 30079; Contato: [email protected]

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Fabiano de Abreu Rodrigues é psicanalista clínico, jornalista, empresário, escritor, filósofo, poeta e personal branding luso-brasileiro. Proprietário da agência de comunicação e mídia social MF Press Global, é também um correspondente e colaborador de várias revistas, sites de notícias e jornais de grande repercussão nacional e internacional. Atualmente detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa brasileira e internacional, reconhecido por grandes nomes do jornalismo em diversos países. Como filósofo criou um novo conceito que chamou de poemas-filosóficos para escolas do governo de Minas Gerais no Brasil. Lançou o livro ‘Viver Pode Não Ser Tão Ruim’ no Brasil, Angola, Espanha e Portugal.