Nesta quinta-feira (12), um trágico acidente aéreo chocou o mundo. O voo AI171 da Air India caiu em Ahmedabad, na Índia, matando pelo menos 290 pessoas.
No entanto, duas horas antes do acidente, um passageiro gravou vídeos denunciando uma série de falhas que agora levantam questionamentos sobre a segurança da aeronave.
O homem, identificado como Akash Vatsa, havia acabado de completar o trajeto Delhi-Ahmedabad no mesmo avião que faria o voo seguinte para Londres. Em suas redes sociais, ele revelou que notou “coisas estranhas” durante a viagem e decidiu registrar tudo em vídeo, com a intenção de alertar a companhia aérea.
Em seus vídeos, é possível ver os passageiros se abanando com revistas, devido à falta de ar-condicionado. Além disso, ele relata que as luzes de leitura não funcionavam, os botões de chamada da tripulação estavam inoperantes e os monitores de entretenimento permaneciam desligados.
“Estamos prestes a taxiar, mas o ar-condicionado não está funcionando. As pessoas estão se abanando, as telas não ligam, os botões não funcionam”, narra Vatsa em um dos vídeos.
O passageiro ainda afirmou que a intenção ao gravar era denunciar os problemas diretamente à Air India, acreditando que algo estava errado com a aeronave.
Cerca de duas horas depois, a mesma aeronave decolou com destino a Londres. Porém, cerca de 30 segundos após a decolagem, o avião começou a perder altitude bruscamente e acabou se chocando contra um prédio residencial próximo ao aeroporto.
Imagens captadas por câmeras de segurança e divulgadas por emissoras indianas mostram o momento da decolagem às 13h39 (horário local). Em questão de segundos, o Boeing 787-8 colidiu com uma construção em uma zona urbana, gerando uma explosão e matando quase todos os 242 passageiros e tripulantes a bordo.
O único sobrevivente da tragédia, Vishwash Kumar Ramesh, de 40 anos, relatou o que viu após recobrar a consciência. De acordo com ele, havia corpos espalhados e destroços por todos os lados. Ferido, ele conseguiu escapar e foi levado a um hospital local.
“Quando abri os olhos, vi corpos em volta. Fiquei apavorado e corri. Vi partes do avião por todos os lados”, relatou Ramesh, que estava no assento 11A.
As falhas relatadas por Akash Vatsa colocam em xeque o controle de qualidade e a manutenção da aeronave. Especialistas apontam que problemas simultâneos em sistemas elétricos e de ventilação podem ser indícios de falhas graves na parte estrutural ou no software do avião.
Este é o primeiro acidente fatal envolvendo um Boeing 787-8 Dreamliner desde o início de sua operação, em 2011, o que aumenta a pressão sobre a Boeing e a própria Air India.
O número de vítimas coloca o acidente como um dos dez mais mortais da história da aviação. A bordo estavam 217 adultos, 11 crianças e dois bebês, além de dois pilotos e dez tripulantes.
A Air India confirmou que os passageiros incluíam 169 indianos, 53 britânicos, sete portugueses e um canadense. Outras 11 vítimas ainda não foram identificadas.
Imagem de Capa: Reprodução
Em 21 de dezembro de 2012, o mundo deveria acabar, pelo menos segundo interpretações populares…
A morte é uma das questões que mais geram questionamentos na sociedade. Uma das mais…
Você já sentiu um cheiro forte surgir do nada, sem origem aparente, e desaparecer poucos…
A Netflix adicionou mais um grande sucesso em sua plataforma e que vem tomando conta…
O ano de 2026 mal chegou e vem carregado com uma energia intensa, marcada por…
Você já saiu de uma conversa curta com a sensação de que algo estava errado…