Homem é condenado a pagar mais de R$1 milhão à ex-mulher por 24 anos de trabalho doméstico.
Seu marido não permitia que ela trabalhasse fora de casa, o que a deixou financeiramente dependente dele. Mãe de duas filhas, ela se tornou uma empregada dentro de casa, e é isso que acontece com milhares de mulheres pelo mundo a fora.
“Isso me fez sentir ameaçada, sem valor e com minha autoestima perdida. Me senti muito isolada”, contou ao Uol.
O tribunal espanhol condenou um homem a pagar mais de 200.000 euros (cerca de R$ 1,1 milhão) à sua ex-mulher por mais de 24 anos de trabalho doméstico não remunerado. A sentença aconteceu em março de 2023 e foi vista como um marco significativo na luta pela igualdade de gênero. A notícia foi recebida com entusiasmo pela comunidade internacional, especialmente, porque aconteceu às vésperas do Dia Internacional da Mulher.
O tribunal decidiu que Ivana Moral deveria ser compensada com base no Salário Mínimo Interprofissional em cada ano desde 1996, o que totalizou o valor de 204.624,86 euros. A sentença afirmou que a mulher se dedicou “essencialmente ao trabalho doméstico” desde o início do casamento, cuidando da casa e da família. Ela também ajudou seu marido em suas academias como relações públicas e monitora, além de outras tarefas.
A mulher, mãe de duas filhas, afirmou em entrevista que seu marido não permitia que ela trabalhasse fora de casa, o que a deixou financeiramente dependente dele. Ela se dedicou exclusivamente às tarefas domésticas, cuidando do marido e das filhas, e ajudando-o em seus negócios. Durante o casamento, ela não se sentiu maltratada, mas com o tempo, percebeu que sua dependência econômica era uma forma de abuso.
“SENTIA COMO SE TODA MINHA CAPACIDADE ESTIVESSE DIMINUÍDA E LIMITADA. ISSO ME FEZ SENTIR AMEAÇADA, SEM VALOR E COM MINHA AUTOESTIMA PERDIDA. ME SENTI MUITO ISOLADA”, DISSE ELA.
A sentença do tribunal não apenas determinou a indenização para a mulher, mas também ordenou que o homem pagasse uma pensão mensal para sustentar suas filhas. A decisão foi saudada como um passo importante para reconhecer o valor do trabalho doméstico e reduzir a desigualdade de gênero no país.
“(Estou) muito feliz porque acho que” a sentença “foi bem merecida”, disse Ivana, lembrando que durante o casamento não se sentia maltratada. “Mas com o tempo fui abrindo meus olhos (…) A dependência econômica também é uma forma de maltrato”, concluiu.
À rádio Cadena Ser, a mulher explicou que o marido “não queria que eu trabalhasse fora”, embora ela o ajudasse nas academias das quais era proprietário, encarregada de “relações públicas, atuando como monitora, enfim, com tudo o que podia”. Além disso, “me dediquei exclusivamente aos afazeres domésticos, a cuidar do meu marido, a cuidar da casa”.
“Era totalmente dependente financeiramente. Sentia como se toda minha capacidade estivesse diminuída e limitada. Isso me fez sentir ameaçada, sem valor e com minha autoestima perdida. Me senti muito isolada”, explicou à emissora espanhola. “(Estou) muito feliz porque acho que” a sentença “foi bem merecida”, disse Ivana, lembrando que durante o casamento não se sentia maltratada. “Mas com o tempo fui abrindo meus olhos (…) A dependência econômica também é uma forma de maltrato”, concluiu (Com AFP).
*DA REDAÇÃO RH. Com informações UOL e Cadena Ser.
Foto meramente ilustrativa: Foto de Anna Keibalo na Unsplash
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
O infarto, uma das principais causas de morte no Brasil, deixou de ser uma preocupação…
Você já se perguntou o que o seu sobrenome diz sobre a sua ancestralidade? Muito…
A atriz Bella Campos, de 26 anos, teria sido vista chorando nos bastidores da TV…
Alguns signos simplesmente parecem nascer com uma estrela brilhando mais forte sobre eles. Enquanto muitos…
Recentemente, durante uma entrevista ao WOWcast, Xuxa Meneghel surpreendeu os fãs com uma revelação chocante.…
Recentemente, o campeão do BBB24, Davi Brito, foi formalmente acusado pela Justiça do Amazonas por…