“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas” Rubem Alves.

Rubem Alves foi um psicanalista, educador, teólogo, escritor e pastor presbiteriano brasileiro. Ele escreveu livros religiosos, educacionais, existenciais e infantis e é considerado um dos principais pedagogos brasileiros da história do Brasil e foi um dos professores mais respeitados da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

A sua visão sobre educação era baseada na liberdade e não na doutrinação.

Ele escreveu:

“Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle”.

Escolas não deveriam ser locais onde se aplicam regras restritivas, mas sim, instituições onde se pode desenvolver as capacidades individuais de cada criança, pois cada ser humano é único e não deve ser padronizado.

Rubem Alves afirmou que alunos engaiolados são facilmente manipulados:

“Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo”.

Para ele, as escolas deveriam promover pensadores livres para que sejam encorajados a criar e formar suas próprias visões de mundo.

“Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar”.

Escolas devem encorajar seus alunos a se libertar daquilo que os limitam, para que eles possam servir ao mundo com o que possuem de melhor.

Caso contrário, eles serão moldados para servir apenas aos interesses de uma minoria que exerce o poder sobre as massas.

“Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado”, escreveu o autor.

Estamos vivendo em uma sociedade que prega o medo e desmerece a coragem. Que ameaça os pensadores e enaltece aqueles que repetem as teorias conspiradoras.

*DA REDAÇÃO RH.

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

RECOMENDAMOS









Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia