“Graças a Deus, nunca me prevaleci da Verdade para humilhar alguém”.

Muitas pessoas se gabam de dizer sempre a verdade, mas o fato é que, a verdade, quando é dita sem amor, se torna flexa impiedosa, que ataca, fere e causa estragos emocionais onde acerta.

É preciso ser sincero, verdadeiro, mas sobretudo, precisamos olhar para o nosso semelhante com empatia e adoçar as palavras para que elas se tornem ferramentas de ajuda e, não, armas sem pólvora.

Em certa ocasião, Chico Xavier alertou a todos sobre o uso da verdade como forma de agredir o outro e se sobrepor como alguém superior, o inferiorizando e diminuindo.

Ele escreveu:

—Sou adepto da verdade, mas acho que a Verdade não deve ser lançada na cara de ninguém. Jesus silenciou diante de Pilatos.

Naquelas circunstâncias, adiantaria dizer alguma coisa?

Graças a Deus, nunca me prevaleci da Verdade para humilhar alguém.

A Verdade que esmaga está destituída de Amor.

Deus não age assim.

A Verdade só deve ser dita quando possa servir de alavanca para reerguer quem se encontra no chão.

Eu fugiria de quem só tivesse verdades para me dizer.

A gente enlouquece.

Deus não nos violenta.

A razão nunca está de um lado só.

As pessoas que se orgulham de ser francas demais, estão escondendo de si mesmas a sua própria realidade.

Vocês me perdoem, mas é o que eu penso. — Chico Xavier, O Evangelho de Chico Xavier, por Carlos A. Baccelli.

Nesse momento, em que a população do mundo se divide atacando uns aos outros com suas verdades absolutas, não há mensagem mais adequada do que essa para nos fazer refletir diante do caos que se apresenta.

Devemos olhar para a verdade de cada um com compaixão e amor, buscar o entendimento com humildade, tecendo uma compreenssão profunda a respeito das necessidades de cada ponto de vista, que precisam ser atendidas.

Nenhuma verdade deve ser usada como broquel, escudo ou defesa, mas sim, deve ser ouvida com o coração e dita com amor.

A verdade é o caminho e a vida, mas Jesus nos ensinou que ela precisa ser dita com amor.

Sigamos então o seu ensinamento de amor, não façamos guerras com a justificativa de que estamos em poder da verdade, porque a verdade que fere e viola a vida, não é nada, senão, vaidade, egoísmo e imposição de poder.

Quando você acredita em tudo o que diz, mas bate de frente com o ponto de vista do outro, as suas relações adoecem, e você se vê diante de um conflito, praticamente, sem solução.

Expressar a sua verdade com respeito e buscando o entendimento, dizendo o que pensa com amor é o único caminho para estabelecer a paz!

Para viver em paz com os outros seres humanos, você precisa aprender a adoçar as palavras, não é uma questão de ter que mentir, mas sim, de agir com empatia para que o outro não escute o que vocêr diz como um ataque.

Envie um direct para @escritoraiarafonseca e agende uma SESSÃO DE AUTOEXPANSÃO. Muitas vezes, tudo o que você precisa é de um pouco de clareza.

“Apenas um raio de sol é suficiente para afastar várias sombras”. São Francisco de Assis.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Iara Fonseca, jornalista, escritora, editora de conteúdo dos portais Resiliência Humana, Seu Amigo Guru, Homem na Prática e Taróloga. Para agendar uma SESSÃO DE AUTOEXPANSSÃO com a Iara, mande um direct para @ESCRITORAIARAFONSECA

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

RECOMENDAMOS









Jornalista, escritora, editora chefe e criadora de conteúdo dos portais RESILIÊNCIA HUMANA, SEU AMIGO GURU e HOMEM NA PRÁTICA. Neurocoaching e Mestre em Tarot. Para contratação de criação de conteúdo, agendamento de consultas e atendimentos online entrem em contato por direct no Instagram @escritoraiarafonseca .