Recentemente, o Ministério da Agricultura e Pecuária, em parceria com a Anvisa, proibiu a comercialização de mais duas marcas de azeite no Brasil.
A decisão, publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (22), atinge os produtos das marcas Almazara e Escarpas das Oliveiras. Os produtos estão vetados para fabricação, distribuição, propaganda e venda em todo o território nacional.
De acordo com as autoridades, os azeites eram embalados por uma empresa cujo CNPJ foi extinto ainda em 2023: a Oriente Mercantil Importação e Exportação Ltda., também conhecida como Super Mercado Oriente.
Portanto, legalmente, a empresa não poderia mais operar. Dessa forma, levanta sérias dúvidas sobre a procedência e a segurança dos produtos que estavam sendo colocados no mercado.
A ausência de rastreabilidade e a falta de controle de qualidade são os principais motivos que levaram à proibição. A Anvisa reforçou que tais produtos representam um risco potencial à saúde do consumidor.
Em 2024, diversas marcas de azeite foram vetadas pelo governo. Nesta semana, a Anvisa já proibiu quatro marcas:
Em muitos casos, os azeites comercializados como “extravirgem” não possuem as características químicas necessárias para essa classificação — e, em alguns lotes, há indícios de misturas com óleos vegetais mais baratos, como óleo de soja ou de milho, prática considerada fraude.
Para evitar cair em fraudes, especialistas recomendam:
No entanto, se tiver dúvidas sobre a segurança de um produto, consulte o site da Anvisa ou do Ministério da Agricultura para verificar se há algum alerta oficial.
Imagem de Capa: Canva
No mundo atual, com o avanço da tecnologia, se tornou muito mais fácil conhecer pessoas…
O início de 2026 está bem próximo e com isso, nas redes sociais, já começam…
Finalmente, mais um ciclo kármico está prestes a chegar ao fim e a vida de…
Recentemente, viralizou nas redes sociais, uma suposta carta psicografada atribuída a Allana Moraes, namorada do…
Recentemente, nas redes sociais, o apresentador Luciano Huck virou alvo de críticas nas redes sociais.…
Ter uma herança bilionária é o sonho de muita gente. Para Marlene Engelhorn, no entanto,…