Destaque

Gosto das pessoas que procuram compreender em vez de criticar

Por: A Mente é Maravilhosa

Existem pessoas que criticam e se indispõem constantemente. São autores do negativismo e difusores do que, para eles, são erros e maus exemplos de vida. Criticam sua forma de se vestir, suas palavras, seus gestos, o que você faz, e até o que você não faz. Nada está certo se não estiver de acordo com o seu modo de vida.

Mas também existem pessoas que em vez de julgar para criticar, olham você com os olhos cheios de compreensão e curiosidade. Pessoas que mesmo que não entendam o que você está dizendo ou como você se comporta, decidem ouvi-lo, livres de interpretações.

Gosto das pessoas que procuram compreender os outros porque sabem que existem histórias e batalhas por trás de cada pessoa. Elas tornam o mundo mais belo porque em vez de julgar, aceitam as outras pessoas tal como são.

Não deixe que uma crítica afete você

A vida é muito curta para focar a sua atenção em opiniões alheias que não são úteis nem construtivas. Ouvir críticas prejudiciais e ficar remoendo-as não irá beneficiá-lo. Com isso você está apenas dando poder a essas palavras e permitindo que afetem a sua autoestima.

Não permita que as críticas tenham poder sobre você.

Não é agradável para ninguém ouvir comentários negativos sobre si mesmo. De certa forma, uma crítica nos confronta com quem pensamos que somos e com como agimos, de modo que é muito fácil se sentir ofendido por elas. A questão é não morder o anzol daquelas pessoas que nos arrasam, e saber que o que outras pessoas pensam de você é a realidade delas, mas não a sua.

Pense que quando alguém faz uma crítica a você, é como se estivesse lhe dando um presente. Se você não a aceitar, continuará sendo da pessoa que a pronunciou.

É melhor se afastar das pessoas que criticam constantemente, e se você não o fizer, tenha consciência de que quem perde tempo criticando e apontando para os outros desperdiça muito do tempo que poderia dedicar ao seu crescimento pessoal. Em um mundo de imperfeitos, no qual o diferente é o que nos torna únicos, não tem sentido apontá-lo como negativo. Porque a atitude que melhora nosso bem-estar emocional não é a crítica, mas sim a capacidade de querer melhorar.

Saber ouvir e tentar compreender constrói relacionamentos sadios.

Quando só existe a crítica, há uma parte da outra pessoa que se desconhece, mas mesmo assim atribui uma intenção aos seus atos. Esta ignorância, junto com a baixa autoestima, passam despercebidas para a pessoa que critica, que constrói suas ideias com base em suposições.

A crítica constante e destrutiva prejudica os relacionamentos, gerando às vezes feridas emocionais desde a infância.

Para construir relacionamentos sadios é preciso deixar as críticas de lado. Talvez você não compreenda muito dos comportamentos, pensamentos ou sentimentos de outras pessoas, mas com certeza se você considerasse e conhecesse os seus caminhos, pensaria de forma diferente.

Pratique a escuta ativa e a compreensão para com os outros. Procure entendê-los, sem julgamentos. É preciso compreender que a melhor opção para você sempre estará ligada ao seu jeito de enxergar e experimentar a vida, e que a outra pessoa tem outro jeito diferente. Por isso:

  • Ouça para atender, não para responder. As pessoas que escutam sabem que até por trás dos silêncios existe um significado, porque sentem a outra pessoa sem barreiras, de forma livre e empática.
  • Compreenda para conhecer outros pontos de vista, outras realidades. Se você cultivar a compreensão, terá a oportunidade de conhecer outras formas de ver a vida que talvez possam complementar a sua, fazer você descobrir coisas novas ou simplesmente enriquecê-lo.

Ninguém pode vestir os seus sapatos

Dizem por aí que ninguém pode vestir os seus sapatos. Os seus sapatos foram feitos sob medida e para o seu caminho, foram moldados pelas pedras e flores que você foi encontrando pelo trajeto, de modo que ninguém pode substituí-lo neles. Você tem os seus arranhões, alguns sararam, outros continuam tentando se curar, e tudo isso justifica o seu jeito de caminhar pela vida.

Assim como você, cada pessoa que o rodeia também tem seus sapatos exclusivos. Perder tempo criticando-os parece uma coisa absurda quando nem sequer sabemos tudo que aconteceu. Por isso, dedique seu tempo a melhorar a si mesmo e continuar crescendo, construindo laços sadios e vínculos fortes.

Complete o seu círculo de relacionamentos com gente que some com você em vez de diminuir. Não se esqueça de que criticar é colocar foco nos outros para criar distância, mas ouvir e compreender nos aproxima.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

2 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

2 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

2 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

3 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

3 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

3 dias ago