Autores

A gente deixa pra lá coisas que são importantes e “surta” com coisas pequenas, pelo simples fato de não saber como temos que agir

A dificuldade de entrar em contato com seus próprios sentimentos é uma realidade muito constante no consultório.

Pessoas chegam aqui querendo se livrar dos sentimentos de raiva, tristeza ou rejeição, sem ao menos entender o motivo de estarem sentindo aquilo. Parece que sentimentos são feitos única e exclusivamente para que nos livremos deles. Até a alegria pode ser evitada, quando achamos que nossa alegria pode incomodar ou causar inveja a alguém. Melhor não mostrar, dizemos.

Por trás desses sentimentos, existem histórias, existem pessoas, cada uma com suas formas de lidar, com o repertório que aprendeu durante a sua vida, ou seja, é natural que algo que não deixa uma pessoa triste, pode deixar outra; e é aí que começa a grande maioria dos problemas e desencontros de comunicação e acolhimento, é aí que a gente começa a ficar confuso e começa a permitir que o outro nos diga o que é que devemos sentir ou não, como se sempre o outro soubesse o que é melhor pra gente mais do que nós mesmos.

Isso começa lá na infância quando nos dizem: “Mas você vai chorar por isso?”, continua na adolescência quando os amigos acabam tirando algum sarro ao demonstrarmos algum sentimento que eles não conseguem lidar. Rir e ridicularizar o outro acaba sendo o caminho mais fácil. Isso continua naquele relacionamento, quando o nosso namorado nos diz: “Se controla, tá parecendo louca” quando esbravejamos com alguma atitude de falta de respeito por parte dele, ou quando a namorada diz pra ele que “homem não pode chorar” (Sério que ainda existe isso?).

E isso pode continuar na vida toda com amizades, trabalho, família e relacionamentos, fazendo com que a gente acabe perdendo a referência. A gente perde a nossa própria capacidade de discernir se o que sentimos é real ou é “exagero”. A gente deixa pra lá coisas que são importantes e “surta” com coisas pequenas, pelo simples fato de não saber como temos que agir, como “deveria” fazer segundo o manual que nos disseram que precisaríamos seguir.

Deixar o sentimento vir, entendê-lo, saber nomeá-lo, é o único modo de recuperar esse contato com nós mesmos e com o nosso mundo interno. É o único modo de se reconectar com a nossa essência e fazer as pazes com a história de vida que temos e com que somos.

Nunca deixe que alguém diga como você deveria estar se sentindo!

Adriana Biem

Adriana Cardoso Biem - autora Psicóloga Clínica, especialista em Gestalt-Terapia CRP 06/80681 Formada pela Universidade São Marcos, especialista pelo Instituto Sedes Sapientiae Atende em Alphaville (Barueri/SP) e Granja Viana (Cotia/SP) Contatos: adrianabiem@gmail.com www.facebook.com/adrianabiempsicologa @adrianabiempsi (Instagram) www.adrianabiempsicologa.com.br

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

1 dia ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

1 dia ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

1 dia ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

1 dia ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

2 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

2 dias ago