Fundador do Nubank decide doar toda a sua fortuna em vida!
David Vélez, fundador e CEO do banco digital Nubank anunciou que doará a maior parte de sua fortuna para ações de caridade em vida.
O executivo aderiu à iniciativa “The Giving Pledge”, programa criado em 2010 por Bill Gates, Melinda Gates e o megainvestidor Warren Buffet – que recentemente investiu US $ 500 milhões a startup brasileira. Com isso, David Vélez se junta ao magnata brasileiro Elie Horn, único latino-americano a assinar o programa até então. O objetivo da iniciativa é incentivar mais bilionários a doar uma fatia de seu patrimônio para causas sociais.
Vélez e sua esposa, Mariel Reyes, anunciaram que criarão uma fundação focada em melhorar as oportunidades para crianças e jovens carentes no Brasil e na América Latina.
Na carta justificativa da doação, ele apontou alguns motivos para a decisão:
“Não poderemos levar nossos bens para onde formos. Nesta era de fartura para alguns, milhões de pessoas vão dormir com o estômago vazio. ”
O anúncio foi divulgado pela Forbes que afirma que Vélez tem uma fortuna estimada em US $ 5,2 bilhões (mais de R $ 27 bilhões). Agora, o executivo quer incentivar mais bilionários a aderir ao programa, o que seria um enorme avanço para o sistema democrático mundial.
Nubank
Fundado em 2013, o banco digital com sede em São Paulo se tornou uma verdadeira potência financeira, com mais de 40 milhões de clientes e um valor de mercado atual estimado em US $ 30 bilhões.
Depois de receber tantos investimentos e crescer exponencialmente, foi a vez de Nubank injetar alguns milhões em outras empresas.
Recentemente, a empresa liderou uma rodada de investimentos de US $ 44 milhões (aproximadamente R $ 226,4 milhões em conversão direta) no fintech Indian Jupiter, banco digital que lançou um aplicativo beta há pouco mais de um mês.
Vélez afirmou que Nubank e Jupiter compartilham a mesma missão: “criar a melhor experiência financeira possível para os clientes, eliminando toda a burocracia do sistema atual”.
Vale ressaltar que este é o primeiro “investimento puro” de Nubank em outra empresa. Até então, o banco digital havia comprado apenas outras empresas.
É preciso ressaltar que o programa “The Giving Pledge” vem “tapar um buraco” que as grandes fortunas nas mãos de poucas pessoas no mundo fazem diante da miséria que bilhões de pessoas sofrem atualmente e que cria um abismo na desigualdade.
Esperamos que todos os bilionários do mundo adiram a esse programa porque como todos sabemos, ninguém vai levar nada desse mundo, e deixar tamanha fortuna nas mãos dos parentes é muito perigoso, muito dinheiro nas mãos de quem não lutou para conquistá-lo, pode ser muito prejudicial, mesmo que muitos desejam isso, ganhar dinheiro sem o menor esforço, pode trazer muitos desvios de conduta moral para quem não possui um forte propósito para empregá-lo com sabedoria.
O excesso de dinheiro nas mãos de poucos magnatas leva os seus herdeiros ou a deteriorar todo o patrimônio em festas e prazeres extravagantes, ou a viver acomodado na herança. O dinheiro precisa circular e ser compartilhado.
Viver de herança não é uma vida que devemos desejar, não é justo receber tudo de mão beijada, por mais que todos desejem isso. Não acha?
*DA REDAÇÃO RH. Com informações Forbes e Olhar Digital.
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
O infarto, uma das principais causas de morte no Brasil, deixou de ser uma preocupação…
Você já se perguntou o que o seu sobrenome diz sobre a sua ancestralidade? Muito…
A atriz Bella Campos, de 26 anos, teria sido vista chorando nos bastidores da TV…
Alguns signos simplesmente parecem nascer com uma estrela brilhando mais forte sobre eles. Enquanto muitos…
Recentemente, durante uma entrevista ao WOWcast, Xuxa Meneghel surpreendeu os fãs com uma revelação chocante.…
Recentemente, o campeão do BBB24, Davi Brito, foi formalmente acusado pela Justiça do Amazonas por…