Função da Escola Não é Educar – Quem Educa Uma Criança é Pai e Mãe

Quem Educa Uma Criança é Pai e Mãe

Resiliência Humana
Students thorwing paper and airplanes in class at the elementary school

Por: Mágicas de Mãe

Outro dia perguntei nas nossas redes sociais: qual o papel da escola na vida do seu filho?

A resposta da maior parte dos leitores foi que a escola era encarregada pela parte pedagógica das crianças. Cabia ao estabelecimento de ensino repassar conhecimentos referentes às disciplinas como matemática, ciências, português, ciências e afins. Uma boa parcela de leitores também acredita que cabe à escola a parte da socialização da criança com um mundo diferente do meio familiar.

Como muitos pais trabalham fora, para muitas famílias, a escola passou a ser o ambiente responsável também por tomar conta da criança enquanto pai e mãe trabalham o dia todo fora. Os filhos são entregues a escola não só para aprender conteúdos pedagógicos referentes ás disciplinas do currículo escolar. Os filhos vão para o meio escolar para ter quem tome conta deles. Quem possa alimentar, brincar, distrair a criança para que a família consiga cumprir sua jornada de trabalho.

Para alguns pais a escola é responsável por educar os filhos. A escola deve educar ensinando boas maneiras, noções de respeito ao próximo, como a criança deve tratar as pessoas e como ela deve conter comportamentos inadequados.

Quando lemos as várias atribuições que os pais colocam sobre a escola, percebemos que algo não está funcionando direito dentro de nossa sociedade.

Escola não é responsável por educar uma criança!

A escola é responsável pela aprendizagem e desenvolvimento do aluno. Ela vai sim desenvolver a socialização da criança com outras crianças. Vai trabalhar com a diversidade e com o respeito dentro da sala de aula.

Mas é necessário que os pais e responsáveis compreendam que educação vem de casa. Ensinamentos básicos como saber tratar bem as pessoas, saber se portar nos locais, ter disciplina, uma boa higiene pessoal e respeito pelos outros são preceitos aprendidos na prática do dia a dia com os pais.

Crianças aprendem com base nos exemplos. Não é raro você ver um aluno que não tem limites, que é violento, que não sabe respeitar professor ou colegas. Por vezes esses comportamentos são reflexos das atitudes praticadas pelos responsáveis dentro de casa.

A escola e a família devem falar a mesma língua. Saber qual o papel de cada uma é fundamental para que a criança possa se desenvolver de maneira saudável e adequada.

Crianças vão para a escola para aprender assuntos relacionados às ciências, artes, esportes e socialização em grupo.

Crianças devem chegar até à sala de aula com uma boa base familiar. Educação vem de casa, em primeiro lugar!

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia