Por: Juliana Lima Faustino
A organização da vida, o planejamento, o estabelecimento de regras e horários é, sem dúvidas, um fator importantíssimo para nossa saúde mental e bem estar. Nada como sentir que a vida está em ordem e que as coisas estão no lugar. Mas para alcançar o tão almejado estado de plenitude e felicidade é preciso mais que ter uma vida exterior organizada, é necessário alcançar um estado de equilíbrio interior que independa da estabilidade do mundo exterior.
Ser pleno é ser completo, inteiro e esse estado só se alcança dentro de nós. Quanto mais dependermos de que as circunstâncias e as pessoas à nossa volta estejam bem para que possamos nos sentir emocionalmente bem, mais ansiosos ficaremos. Tudo a nossa volta é instável, tudo que hoje se mostra de uma certa forma, amanhã pode ser que já não seja assim. A vida é uma montanha russa, hoje tudo pode estar lá em cima, mas amanhã tudo pode despencar. É dentro de nós que as coisas podem estar sob nosso controle. Quando encontramos um equilíbrio interior, não nos deixamos levar pelos altos e baixos da vida, conseguimos nos manter emocionalmente estáveis apesar das dificuldades.
É claro, somos humanos e as situações, muitas vezes, nos abalam, mas quanto mais estamos completos em nós mesmos mais facilmente nos recuperamos das tempestades da vida e voltamos ao equilíbrio. Nos aproximarmos de um estado de plenitude exige autoconhecimento, alinhar os nossos valores aos nossos comportamentos, viver de acordo com o que acreditamos. É esse conhecimento que temos de nós mesmos que nos torna firmes em nossas escolhas e atitudes.
Pode até não parecer, mas hoje em dia não é tão simples para as pessoas dizerem quem são e o que querem, elas sofrem as influências do mundo, das pessoas com seus julgamentos, tudo interferindo na construção de suas identidades. Encontrar o sentido da própria vida e fazer valer a própria existência é uma luta diária com o mundo, mas principalmente consigo mesmo.
Alcançar a plenitude é legitimar a própria história, é estar feliz com as próprias escolhas, é saber o que quer e correr atrás disso. Desconhecer o próprio mundo interior, é viver alheio aos próprios desejos e valores, é viver pela metade, com a sensação constante de que a vida poderia ser bem melhor.
O infarto, uma das principais causas de morte no Brasil, deixou de ser uma preocupação…
Você já se perguntou o que o seu sobrenome diz sobre a sua ancestralidade? Muito…
A atriz Bella Campos, de 26 anos, teria sido vista chorando nos bastidores da TV…
Alguns signos simplesmente parecem nascer com uma estrela brilhando mais forte sobre eles. Enquanto muitos…
Recentemente, durante uma entrevista ao WOWcast, Xuxa Meneghel surpreendeu os fãs com uma revelação chocante.…
Recentemente, o campeão do BBB24, Davi Brito, foi formalmente acusado pela Justiça do Amazonas por…