Família

Fiéis companheiros: Saiba como a relação com animais pode mudar a nossa vida!

A relação do ser humano com os animais só traz benefícios à vida. Os laços de amor, afeto e amizade. contribuem para a saúde.

O convívio com os animais em casa gera bem-estar, diminui o estresse e aumenta os sentimentos de humor e felicidade.

Quanto mais cedo acontecer essa relação com os animais, melhor será o desenvolvimento da criança. Ela aprenderá a cuidar e ter maiores responsabilidades.

Mas não são só gatos e cachorros que podem ser os nossos bichinhos. É muito comum vermos hamsters, peixes e calopsitas em casas. Adotar é a melhor solução!

Chegar em casa e, antes mesmo de tirar os sapatos, receber o seu bichinho de estimação te esperando com a maior alegria… Tem sensação melhor? Os nossos fiéis companheiros, além de tornarem o lar mais aconchegante e carinhoso, possuem o dom de trazer benefícios imensuráveis para a nossa qualidade de vida, tanto para o corpo como para a mente, sabia? Descubra como essa relação de amor pode tornar os dias mais leves, transformando, inclusive, a maneira de como enxergamos o mundo.

Pode ser cachorro, gato, hamster, peixinhos ou pássaros, como a calopsita, por exemplo, quando há companheirismo e amizade, tudo é válido! Nossos “pets” (animal de estimação em inglês) muitas vezes são considerados membros da família, tratados como filhos e irmãos. Eles transmitem e precisam de carinho, tornam aquele passeio na rua mais divertido e animado, e se não bastasse tamanha satisfação, eles ainda conseguem tornar a vida mais saudável e completa. Segundo a psicóloga Mariana Massari, ter animais em casa irá beneficiar não só aspectos psicológicos, mas também questões físicas:

“Quem já tem um animal de estimação já sabe que trazem muita alegria, mas além do óbvio, há benefícios para a saúde na prevenção e tratamento de doenças físicas. O vínculo humano-animal também tem benefícios para a melhora de portadores de doenças cardiovasculares, já que incentivam a movimentação (exercícios físicos), proporcionando maior longevidade e diminuindo a pressão arterial”, analisa a profissional.

Animais de estimação diminuem a solidão e estimulam a serotonina

Fiéis companheiros, nossos amados pets também são responsáveis por afastar a sensação de solidão e depressão do nosso dia a dia: “Quando brincamos ou acariciamos nossos bichinhos, liberamos serotonina e dopamina, neurotransmissores responsáveis pela regulação do humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, foco, memória, etc. Também favorecem a interação social e aliviam sintomas de ansiedade”, explica a Dra. Mariana.

O convívio com os bichinhos de estimação é usado no controle e no combate do estresse, já que é impossível não se sentir bem e relaxado perto de animais tão dóceis e carinhosos, amenizando as tensões diárias. “Por satisfazerem uma necessidade primordial dos seres humanos – o toque, os pets estão cada vez mais sendo usadas em hospitais e casas de repouso”, completa a especialista.

Os pets e as crianças: Um caso de amor e aprendizado

Segundo a psicóloga, as crianças que possuem um convívio maior com os animais de estimação possuem um melhor desenvolvimento, seguro e ativo, trabalhando também o senso de cuidado e responsabilidade. Se você tem um filho pequeno, pode colocá-lo responsável por trocar a água do bichinho, por exemplo, mostrando a importância desse compromisso para ele e para o animal.

Adote seu bichinho de estimação!

Diversas ONGs e entidades utilizam o slogan “Amigo não se compra”, indicando que os bichinhos de estimação não devem ser tratados como uma mercadoria. Além disso, o número de abandono de animais nas ruas, por todo país, só cresce, e por isso as campanhas visam a adoção desses animais resgatados, sedentos por uma família. Embora haja diversas raças incríveis de cães, gatos e outros bichinhos, existem diversos deles sozinhos e abandonados nas ruas, esperando por um lar. É um mais lindo e carente do que o outro, impossível não se apaixonar!

* A Dra. Mariana Massari (CRP RJ-05/45928) é psicóloga Clínica e neuropsicológica e disponibiliza as suas redes sociais para outras informações: Facebook e Instagram

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

2 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

2 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

2 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

2 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

3 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

3 dias ago