Nos últimos anos, a Geração Z vem modificando a dinâmica do ambiente de trabalho com novos comportamentos e exigências. Dentre as novas tendências, as “férias silenciosas” são as que mais preocupam os empregadores e vem sendo amplamente aceita entre os jovens profissionais.
As “férias silenciosas” referem-se à prática de tirar folgas do trabalho sem comunicar oficialmente ao chefe. Os funcionários mantêm a aparência de produtividade, como permanecer online em aplicativos corporativos ou responder mensagens esporadicamente, enquanto, na verdade, estão afastados de suas responsabilidades.
A plataforma PapersOwl fez uma pesquisa com a Geração Z. De acordo com os resultados, 51% dos entrevistados admitiram ter praticado essa tática pelo menos três vezes no último ano, enquanto 12% afirmaram que fazem isso com mais frequência. Apenas 40% disseram nunca ter utilizado essa estratégia.
Na pesquisa, foi revelado os principais motivos da Geração Z adotar essa prática, dentre elas:
Cerca de 95% dos entrevistados acreditam que essas “escapadinhas” no trabalho são aceitáveis. Isso inclui não apenas as férias silenciosas, mas também outras práticas como sair mais cedo sem avisar (34%), fingir doença para folgar (27%) e usar inteligência artificial para concluir tarefas (14%).
No entanto, os chefes criticam essa prática. Dessa maneira, os gestores afirmam que a falta de comunicação e comprometimento pode prejudicar a produtividade da equipe e gerar conflitos internos.
As novas preferências dos jovens profissionais desafiam os padrões tradicionais do mercado.
De acordo com um estudo, a Geração Z valoriza ambientes de trabalho com flexibilidade, comunicação aberta e diversidade. Empresas que promovem esses aspectos têm maior chance de reter talentos dessa geração, evitando problemas como as “férias silenciosas”.
Imagem de Capa: Canva
Quem é pai ou mãe sabe: criar filhos é uma das tarefas mais desafiadoras da…
Quando conhecemos uma nova pessoa, é comum nos questionarmos sobre o passado dela, principalmente se…
Se você é um amante da astronomia, se prepare: na madrugada entre os dias 29…
Muitas vezes, os sinais de infelicidade não aparecem em lágrimas ou desabafos diretos, mas sim…
O tempo tem um jeito curioso de mudar prioridades. Se na juventude os homens estão…
Você já teve uma amizade que parecia promissora, mas que rapidamente virou uma dor de…