Falas do pastor André Valadão podem configurar crime de homofobia, diz advogado.
De acordo com o advogado e consultor jurídico, Sérgio Vieira, o crime de homofobia pode levar a uma pena de até três anos de prisão
O Ministério Público Federal instaurou nesta segunda-feira (03) um inquérito para apurar as denúncias do crime de homofobia praticados pelo pastor André Valadão, onde ele teria estimulado que os fiéis matassem pessoas LGBT+.
Entenda o caso
Durante um culto realizado no domingo (02), realizado em Orlando, nos EUA, o religioso André Valadão gerou polêmica com falas sobre a comunidade LGBT+.
“Agora é a hora de tomar as cordas de volta e dizer: Pode parar, reseta! Mas Deus fala que não pode mais […] Ele diz: ‘Já meti esse arco-íris aí. Se eu pudesse, matava tudo e começava de novo. Mas prometi que não posso’. Agora está com vocês. […] Não entendeu o que eu disse? Agora, tá com vocês! Deus deixou o trabalho sujo para nós”. Disse o pastor durante o culto religioso.
Denúncias e críticas às falas de André Valadão
Após uma representação apresentada pelo procurador regional dos Direitos do Cidadão no Acre, Lucas Costa Almeida Dias, o Ministério Público Federal do estado instaurou uma investigação sobre as falas do pastor.
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) também se manifestou sobre o caso apresentando uma representação ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) após o pastor realizar um culto no início de junho com o título “ Deus Odeia o Orgulho”.
Quais as consequências de uma condenação por homofobia ao pastor?
Em 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) equiparou a prática de homofobia à lei do racismo (Lei nº 7.716/1989) tornando-o um crime inafiançável e imprescritível.
De acordo com o advogado e Sócio Diretor da Nelson Wilians Advogados, Sérgio Vieira, se após a apuração do inquérito contra André Valadão, o Ministério Público decidir denunciá-lo criminalmente, ele pode ser condenado a até três anos de prisão.
“Após a realização das denúncias junto ao Ministério Público, há um período de análise, onde será apurado se as falas configuram ou não crime de homofobia, caso seja decidido que sim, o órgão irá realizar a denúncia criminal contra o pastor”.
Mesmo com o apoio de muitos da comunidade evangélica, ele não poderá ser eximido de responsabilidade.
“Como os crimes de homofobia são equiparados à lei do racismo, a sua pena é de um a três anos de reclusão e multa, além da possibilidade de também ser enquadrado como injúria” Explica Sérgio Vieira.
Qual é a sua opinião sobre o caso?
*DA REDAÇÃO RH. Com informações Sérgio Vieira
Sergio Rodrigo Russo Vieira tem 38 anos (São Paulo em junho de 1983). Formado em Direito em 2006 na Universidade Salvador, assumiu o cargo de Sócio Diretor do escritório Nelson Wilians Advogados em Manaus, que é atualmente é o maior escritório do país e conta com filiais em todos os Estados da Federação, empregando cerca de 2.000 colaboradores e com 450.000 processos ativos em sua base.
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
Recentemente, na cidade de Areial, na Paraíba, o padre Danilo César realizou uma missa em…
Recentemente, a Administração de Segurança no Transporte dos Estados Unidos (TSA) emitiu um alerta urgente…
O fim do casamento entre Zé Felipe e Virginia Fonseca ganhou um novo capítulo polêmico.…
Com os avanços da tecnologia, a inteligência artificial vem evoluindo rapidamente. Dessa maneira, cresce um…
Adam Sandler está provando mais uma vez por que continua sendo um dos nomes mais…
Recentemente, nas redes sociais, um tendência um tanto inusitada vem crescendo entre os internautas: usar…