Em um mundo onde as palavras parecem voar como folhas ao vento, trago aqui o que para mim ressoa como uma verdade profunda sobre a natureza das relações humanas.

Quero destacar a importância de ir além das palavras repetidas e abraçar o compromisso e a fidelidade com o que se fala como pilares fundamentais para construir conexões verdadeiras.

“Falar até papagaio fala” indica a facilidade com que as palavras são proferidas por algumas pessoas e, muitas vezes, não revelam um verdadeiro comprometimento por trás delas.

Comprometer-se não é dizer que vai fazer ou falar o que seria ideal na teoria, é assumir a responsabilidade de transformar palavras em ações tangíveis.

No entanto, esse processo pode ser desafiador, pois exige uma dedicação constante para cumprir promessas e manter a integridade nas interações cotidianas.

Os Desafios da Fidelidade:

Ser fiel vai além da fidelidade conjugal; é um compromisso contínuo de lealdade e respeito consigo mesmo, em primeiro lugar, com os outros, com a vida e com a espiritualidade.

Em um mundo sonoro e cheio de tentativas de “se dar bem”, a fidelidade é testada constantemente. Seja em amizades, relacionamentos amorosos ou no ambiente profissional…

Mas a verdadeira fidelidade requer um esforço consciente para resistir às distrações e a vontade do ego que atropela quem está na frente, para conseguir permanecer comprometido com aqueles a quem prometemos lealdade.

Em uma era onde as relações estão sendo descartadas facilmente, a falta de compromisso e fidelidade acabou se tornando uma preocupação generalizada. Relacionamentos superficiais e promessas vazias parecem proliferar, o que demonstra que a sociedade em geral adoeceu ao desprezar o valor do compromisso, da lealdade e da fidelidade.

Comunicação Transparente:

A falta de compromisso, lealdade e fidelidade pode ser percebida quando não existe uma comunicação clara. Onde apenas fragmentos são contatos, e várias peças de informação ficam faltando.

Estabelecer expectativas claras e se comunicar abertamente cria uma base sólida para o compromisso. A transparência fortalece a confiança mútua e facilita a construção de relações duradouras.

Quem é comprometido, leal e fiel, tem como valores fundamentais a honestidade e a verdade.

Enquanto os papagaios podem repetir palavras, apenas um ser humano íntegro age com compromisso e fidelidade ativa. Em um mundo onde as palavras podem ser fugazes, abraçar o compromisso e a fidelidade é o caminho para construir relações que resistem ao teste do tempo.

Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.

Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. Foto de engin akyurt na Unsplash VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.