Exemplo é tudo e vem de Deus! Ele tem um poder transformador!

Idelma da Costa
exemplo-e-tudo-e-vem-de-deus-ele-tem-o-poder-transformador

Exemplo é tudo. No decorrer da vida, comprovamos que aprendemos muito mais com exemplos e atitudes do que com palavras soltas, faladas ou escritas, ditas diretamente ou por meio de indiretas ou por intermediários.

Há três ou quatro anos atrás minha filha me surpreendeu com sua reação. Extrema maturidade para tão pouca idade. Seu namorado de escola terminou com ela no início da última semana de prova do encerramento do ano letivo. Ela chorou a noite toda. E eu pensei comigo mesma: “pronto! Perdeu o ano escolar”.

Logo pela manhã, sem ter pregado os olhos, ela levantou e pegou o livro e o caderno para estudar. Fiquei orgulhosa. Pensei: preciso aprender com ela.

Não se deixando abater por nada, por pior que seja a dor sentida.

Literalmente, passar pelo luto do sofrimento e conseguir seguir em frente, sem olhar para o que passou é uma verdadeira sabedoria de vida.

Uns parecem nascer prontos e outros ainda precisam aprender com os exemplos dos filhos. Este é o meu caso.

Acredito aprender muito mais com milha filha, do que ela comigo e pelo exemplo.

Outra situação da força do exemplo:

Vocês já ouviram pais preocupados se queixando de que seus filhos não seguem o exemplo deles dentro de casa? E que a impressão que eles tem é a de que repetem a mesma coisa, todos os dias e nada resolve?

E que são surpreendidos quando os filhos crescem e mudam, e fazem exatamente igual ao exemplo dado.

Neste caso, os resultados positivos são exatamente os frutos colhidos da boa semente do exemplo plantada e cultivada todos os dias.

Nada é em vão e todo esforço é válido, pois os filhos usaram tudo que lhe é ensinado em casa pelos pais, mas será na hora certa, quando saírem de casa para terem a vida própria deles.

O exemplo vale mais do que mil palavras.

São tantos exemplos de exemplos que permeiam nossa vida.

São inúmeros e incontáveis tamanha sua força transformadora.

Uma outra situação recente: No dia do vestibular, minha filha acorda vomitando. Isto às 7:00 horas. A prova do vestibular começaria às 9:00 horas.

Disse a ela para tomar um banho bem demorado e gostoso, enquanto eu preparava um café da manhã gostoso e bem especial, preparado com muito amor e carinho.

Ela saiu do banho um pouco melhor, tomou o café da manhã comigo. Então eu disse a ela para deitar um pouco para descansar e relaxar, e não se preocupar com nada.

Exatas nove horas e lá estava ela diante do computador fazendo a prova do vestibular on line.

Resultado: não apenas passou como foi muito bem classificada.

Mais um exemplo de força e determinação. Resiliência!

Um reforço inspirador de exemplo de vida.

Invertido, onde a filha ensina à mãe sem lhe forçar a ser forte, sem ter o intuito de mostrar ou ensinar nada.

Todos, tipos de situações, que o destino faz questão de preparar como lição de sabedoria da escola da vida. Que marca e é capaz de inspirar para que sejamos melhores.

E Deus usa as pessoas do nosso convívio, para nos ensinar algo que fará a diferença em nossas vidas.

Os ensinamentos vêm para nos ajudar a crescer e a evoluir e o meio são dos mais diversos tipos: através de palavras, de exemplos e de atitudes.

Soa leve e suave, sem imposição.

E esta sonoridade do tempo certo para falar não vem do ser humano em querer ensinar, mesmo com o intuito de ajudar.

Ninguém é capaz de ensinar ninguém.

Estamos aqui no mundo no mesmo barco e nossa missão é aprender.

O dom de ensinar é algo cósmico e não vem do ser humano em si.

É prepotente achar que se tem o controle de tudo e que sabe tudo e neste caso o boa intenção soa como ruído, sendo incapaz de ajudar, servindo apenas para atrapalhar ainda mais, por ser canseira ou irritante.

E muitas das vezes o tom inoportuno da soberba soa como violência que acaba gerando violência.

São as gatilhos disparados de conflitos desnecessárias e inoportunas.

O dom de ajudar ao próximo, nasce naturalmente sem o intuito de ensinar ou aparecer.

A fonte inesgotável de sabedoria vem de Deus, através de pessoas normais com o poder divino de ajudar e transformar vidas.

Todos nós podemos ser anjos na vida de alguém e a escolha não é inerente ao ser humano e sim de um plano divino maior e superior.

Lembro-me de um dia outrora, muitos anos atrás, como se fosse hoje.

Um dia em que fui mal interpretada e a pessoa foi reclamar para o meu chefe.

Tínhamos o mesmo cargo e função. E ao tentar justificar o mal entendido com uma única frase: estava apenas ensinando, o Diretor, objetivamente retrucou com uma única resposta de grande efeito: “D. Idelma! Ninguém ensina nada para ninguém.”.

Sabedoria resumida em poucas palavras. E a vida é assim… Dia após dia, vamos tomando pílulas de sabedoria que se potencializarão como cura no momento certo.

Não entendemos e nem sabemos explicar, mas saberemos no tempo certo que o remédio, revestido de exemplos e palavras, tem o poder de sanar quaisquer situações ou problemas por maiores que sejam e por mais improváveis e impossíveis de serem resolvidos.

A cura vem do sobrenatural e o efeito do remédio tem dia e hora marcada para operar o milagre.

Tem o condão de escudo de proteção contra o mal, e não contra seres humanos, em meio a uma guerra espiritual invisível e não declarada, que não é nossa e não nos pertence.

Exemplo é tudo e vem de Deus, que inspira ações com poder transformador. Isso é tudo no universo do nada sei.

*Foto de guille pozzi no Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS






COMENTÁRIOS




Idelma da Costa
Idelma da Costa, Bacharel em Direito, Pós Graduada em Direito Processual, Gerente Judicial (TJMG), escritora dos livros Apagão, o passo para a superação e O mundo não gira, capota. Tem sido classificada em concursos literários a nível nacional e internacional com suas poesias e contos. Participou como autora convidada do FliAraxá 2018 e 2019 e da Flid 2018.