1Não IA

Estudos recentes indicam que o zika vírus pode prevenir o câncer de próstata

Um grupo de pesquisadores verificou em laboratório a capacidade do vírus inativado do Zika em diminuir a taxa de proliferação das células cancerosas responsáveis pelo câncer de próstata, isso porque já havia sido verificada a habilidade do Zika vírus em interromper a proliferação celular e sugerido o seu potencial “anti-câncer”.

Por Tua Saúde

Apesar dos resultados positivos, ainda são necessários mais estudos para que seja comprovada a eficácia do Zika vírus inativado no combate ao câncer de próstata, pois o efeito visualizado em laboratório, em que as condições são controladas, podem não ser os mesmos nos seres vivos.

O que foi feito

Estudos anteriores foram realizados com o objetivo de verificar a eficiência do Zika vírus inativado no combate a tumores neurais, como o glioblastoma, uma vez que já é bem estabelecido que esse vírus possui tropismo pelas células neuronais.

oi verificado também que há possibilidade de transmissão desse vírus por via sexual, sugerindo que o Zika também pode possuir predileção pelas células do sistema reprodutor.

Devido a isso, foi sugerido pelos autores a verificação da eficácia desse vírus no controle e combate do câncer de próstata, assim como foi realizado para o glioblastoma.

Para isso, obtiveram uma linhagem viral de um paciente infectado em 2015 e realizaram o processo de inativação viral, que consiste no aquecimento do vírus a altas temperaturas para que deixe de ser infectante.

Em seguida, esses vírus inativados foram colocados em contato com uma cultura de células tumorais relacionados com o câncer de próstata por cerca de 24 a 48 horas.

Após o período estabelecido, os pesquisadores compararam a cultura de células tumorais em contato com o vírus inativado com outra cultura de células tumorais que não foi exposta ao vírus e verificaram que na primeira houve redução na taxa de proliferação das células, demonstrando que o zika vírus tem efeito sobre as células envolvidas no câncer de próstata.

Próximos passos

Agora que já se sabe o potencial do Zika vírus em diminuir a taxa de replicação das células responsáveis pelo câncer de próstata, o próximo passo a ser seguido pelos pesquisadores é o teste em animais, isso porque o comportamento desse vírus inativado em um ser vivo pode ser diferente do seu comportamento em um meio de cultura em que as condições são controladas.

No caso de ser verificado que o zika vírus inativado e também eficaz na prevenção e tratamento do câncer de próstata em animais, é proposta a realização dos testes em humanos.

No entanto, essa fase do experimento ainda não está estabelecida e nem possui prazo para acontecer, uma vez que depende do sucesso dos testes em animais.

*Via Tua Saúde

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Cozy Home para o outono de 2025 – decorações e acessórios para a tua própria zona de chillout

Cozy Home, ou seja, uma casa acolhedora que convida a ficar e a desfrutar de…

18 horas ago

Secar roupa dentro de casa nunca foi tão fácil: Conheça o truque japonês que está viralizando

Secar roupas em dias de chuva ou em ambientes pequenos pode ser um verdadeiro desafio.…

2 dias ago

Novo capítulo amoroso de William Bonner prova que nunca é tarde para recomeçar

Recentemente, nas redes sociais, a vida amorosa de William Bonner retornou aos holofotes. O jornalista…

2 dias ago

Especialista em relacionamentos revela regra dos 3 segundos que torna você instantaneamente mais atraente

A primeira impressão é essencial quando se trata de romance. Seja para conquistar alguém ou…

2 dias ago

5 Mitos históricos que ainda acreditamos mesmo após serem desmentidos

Atualmente, vivemos em uma era em que temos o fácil acesso a diversas informações. Contudo,…

2 dias ago

Mãe de 39 anos morre de câncer colorretal após ignorar sinais sutis da doença

A história de Krystal Maeyke, uma australiana de 39 anos, serve como um alerta poderoso…

2 dias ago