Estudo revela que perder seu cão pode ser tão difícil quanto perder um membro da família

Resiliência Humana

Perder o seu cão é particularmente doloroso de experimentar.

Seu cão de estimação não era apenas um animal para você, mas você também o considerou um membro de sua própria família. Você compartilhou um forte relacionamento com ele, e sua companhia e lealdade são incomparáveis ​​às de qualquer outra pessoa.

Os donos de cães muitas vezes demoram muito tempo para entrar em acordo com a morte de seus animais de estimação antes de poderem sofrer completamente sua perda.

Alguém que perdeu recentemente seu animal de estimação é frequentemente chamado de “pais de estimação”, pois seu vínculo com seu cão é entendido por muitos.

No entanto, alguns podem ser um pouco impensados ​​e dizer coisas como “apenas um cachorro”, e que muitas vezes podem piorar a dor do proprietário em luto.

“Às vezes, perder um animal de estimação é mais doloroso do que perder um humano, porque, no caso do animal, você não estava fingindo amá-lo.” – Amy Sedaris

O vínculo forte

Segundo um artigo de jornal publicado pelo Jornal Oficial do Estudo sobre comportamento e evolução humana, os vínculos que os proprietários formam com seus animais de estimação podem ser descritos como tão fortes quanto o vínculo que formam com as pessoas.

Nossos cérebros veem esses vínculos da mesma maneira e, portanto, os hormônios que nosso corpo libera quando se une aos nossos animais de estimação são os mesmos que liberamos quando nos unimos aos membros da família.

Luto

O luto pelo qual os humanos passam quando perdem o animal de estimação é o mesmo tipo de luto pelo qual passam quando perdem um amigo ou parente. Você precisará do mesmo tempo para lamentar e talvez precise de terapia para ajudá-lo a superar seus sentimentos de tristeza.

Amor

Perder o seu cão não é apenas perdê-lo. Você perde as memórias, os momentos que compartilhou e o fato de estarem sempre presentes. Isso pode fazer sua vida parecer vazia por um tempo, pois o amor incondicional que você tem por eles torna dolorosa a perda deles.

Recordações

As memórias podem realmente provocar emoções e sentimentos de tristeza.

Às vezes, quando um proprietário é lembrado por algo pequeno, ele se lembra do animal de estimação e começa a sentir falta dele novamente.

Pode ser a comida favorita do cachorro ou o lugar favorito para tirar uma soneca. Todas essas pequenas coisas podem desencadear algumas lembranças tristes.

Culpa

Às vezes, os animais de estimação são adormecidos sob o conselho de seus veterinários, depois de vê-los sofrer e passar por doenças terminais, o que os faz dormir melhor do que vivos.

A culpa que envolve a tomada de tais decisões pode fazer com que o proprietário se questione constantemente se fez a coisa certa.

Lembre-se de que perder um animal de estimação pode levar muito tempo para se acostumar.

Não sinta que precisa justificar suas emoções, pois a maioria das pessoas entende que até seus sentimentos estão voltados pela ciência.

*Via Opoja. Tradução e adaptação REDAÇÃO Resiliência Humana.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS







COMENTÁRIOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia