Estudo revela que muitos adultos não conseguem alcançar a maturidade mental e que – esse fenômeno é chamado ‘neotenia psicológica

Resiliência Humana
Woman with worried stressed face expression brain melting into lines

O professor Bruce Charlton, da University of Newcastle upon Tyne, na Inglaterra, divulgou pesquisa sobre a imaturidade. Ele constatou que muitos adultos não conseguem alcançar a maturidade mental e que – esse fenômeno chamado ‘neotenia psicológica – só tende aumentar.

No estudo que será publicado na ‘Medical Hypothesesâ? Revista na qual Charlton é editor-chefe, afirma que o meio instável em que se vive atualmente demanda muita flexibilidade, característica típica dos pequenos.


Neotenia significa ‘manutenção de características infantis durante a vida adulta? De acordo com o estudo, a sociedade contemporânea faz com que uma mentalidade infantil seja necessária. A procura por novos empregos e o incessante aprendizado de assuntos cada vez mais diversos são alguns dos fatores que obrigam o adulto a tornar-se tão adaptável quanto uma criança.

A aparência jovem também se tornou um ideal nos dias de hoje. O ser humano tem uma atração pelo físico mais jovem por aparentar mais fertilidade, saúde e vitalidade. As indústrias alimentícias, de cuidados com a saúde e de cosméticos são algumas das que proporcionam a impressão de rejuvenescimento. ‘A juventude não está mais restrita aos jovens. ‘ afirma Charlton.

FONTE2 Sidney Rezende
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia