Estudo de Harvard explica o que um bom líder deve fazer com um funcionário que está irritado, triste ou abatido.

Os pesquisadores Cristina Bradley, Lindy Greer, e Jeffrey Sanchez-Burks, revelaram em um artigo recente as maneiras certas – e erradas – de responder a um funcionário que apresenta sintomas de tristeza irritação e que se mostra abatido no ambiente de trabalho.

Geralmente, é muito difícil lidar com um funcionário que está estressado, exausto e desmotivado. Para entender como agir de forma efetiva diante desse cenário para não afetar o desempenho da sua equipe, os pesquisadores da Harvard, começaram uma investigação em grandes empresas como Exxon Mobil, General Motors, Oracle e a PepsiCo e chegaram a uma conclusão que poderá ajudar muitos empresários a reverter esse quadro negativo em suas organizações.

Eles perceberam que os líderes que alcançam melhores resultados são aqueles que possuem uma política de valorizar e conectar seus funcionários a um senso de propósito, desta forma, eles conseguem entusiasmar os funcionários a desempenharem bem as suas funções porque esses, se sentem apoiados em seus objetivos.

Os pesquisadores também perceberam que os melhores líderes sabem o momento de dar espaço para um funcionário lidar com as suas emoções em particular.

A revista Harvard Busnesses, divulgou um estudo realizado em 2018, alinhado com mais 220 estudos que foi publicado em 2024, onde testadas 190 equipes de trabalho, todas sofrendo pressões para realizar tarefas difíceis, a metade delas foram instruídas a ouvir os sentimentos dos colaboradores e para a outra metade foi pedido para invalidarem esses sentimentos.

O resultado que se obteu nesse pesquisa foi que, aqueles líderes que se aproximaram do funcionário e perguntaram “Como você se sente em relação a isso?”, “Notei que você está triste, irritado e desmotivado, o que podemos fazer para que você se sinta melhor?”, tiveram um desempenho significativamente melhor do que aquelas cujos líderes não o fizeram.

Muitas empresas enfrentam problemas com afastamento de profissionais por questões de saúde que poderíam ser evitadas com essa prática de aproximação, valorização, apoio e consideração.

No entanto, ainda existem muitos líderes que acreditam que falar de sentimentos no ambiente de trabalho não é um comportamento profissional, mas de acordo com a pesquisa, essa é uma visão equivocada, pior, insistir nesse comportamento pode afetar negativamente os seus resultados. Em um momento onde se enfrenta a pior crise de saúde mental de todos os tempos, o líder que não mudar de atitude, vai enfrentar muitos problemas de produtividade e poderá colher resultados negativos.

Se você está sofrendo com a baixa de funcionários na sua empresa ou está vendo que as metas não estão sendo alcançadas, está na hora de olhar para os seus colaboradores mais de perto e criar dentro do ambiente de trabalho, um ponto de apoio emocional.

Se você não sabe como fazer isso, aceita o meu convite! Eu vou te ensinar a usar um método que vai trazer um resultado efetivo em um curto espaço de tempo, focado na saúde dos seus funcionários, para que os seus negócios voltem a prosperar e você alcance resultados infinitamente melhores.

Não perca mais tempo fazendo as mesmas coisas que já provaram que não estão trazendo bons resultados, decida implantar uma nova política em sua empresa hoje. Se você quer alcançar um novo patamar de rendimentos e terminar o ano com vários motivos para comemorar, deixe um SIM aqui e eu logo entrarei em contato!

Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.

Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica Foto de Aleksandra Sapozhnikova na Unsplash VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.