Comportamento e Psicologia

Estudo comprova: sentir fome realmente te deixa mal-humorado

Alguém já falou que você fica muito mal-humorado quando está com fome? O que era apenas uma impressão, agora foi comprovado pela ciência. Pesquisadores da Universidade de Cambridge descobriram que isso realmente acontece por causa da instabilidade nos níveis de serotonina, um hormônio ligado ao nosso comportamento, que ocorre quando sentimos fome ou ficamos estressados.

Essa alteração acaba atingindo áreas do cérebro que nos permitem controlar aquele sentimento de raiva, de acordo com estudo publicado na revista científica Biological Psychiatry. ?Sabemos há décadas que a serotonina desempenha um papel fundamental na agressividade, mas só muito recentemente tivemos a tecnologia para examinar o cérebro e estudar o quanto a serotonina nos ajuda a regular nossos impulsos emocionais?, contou a pesquisadora Molly Crockett, do Instituto de Neurociências Clínicas e Comportamentais de Cambridge.

Para o estudo, voluntários saudáveis tiveram sua dieta controlada, com o objetivo de manipular os níveis de serotonina. Em paralelo, foram escaneados os cérebros dos participantes, enquanto eles observavam rostos com expressões de raiva, tristeza e neutralidade, determinando assim como as partes do cérebro reagiam e se comunicavam entre si.

Foi constatado, assim, que o baixo nível de serotonina afetou e enfraqueceu a comunicação entre áreas do cérebro. Os cientistas afirmam que essas falhas fazem com que o cérebro tenha dificuldade em controlar respostas emocionais de raiva. Os voluntários responderam ainda um questionário que avaliava se eles já tinham tendência à agressividade naturalmente. Com isso, os pesquisadores observaram que as pessoas com essa predisposição tinham uma comunicação ainda mais fraca entre essas regiões do cérebro quando os níveis de serotonina estavam baixos.

Estamos esperançosos de que nossa pesquisa possa levar a melhores diagnósticos, bem como melhores tratamentos para estas e outras condições, disse Luca Passamonti, que atuou na pesquisa como cientista visitante da Unidade de Cognição e Ciências do Cérebro, do Conselho Nacional de Pesquisas Médicas de Cambridge.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

7 Vegetais que ajudam a desinchar a barriga e melhoram a digestão, segundo especialistas

Você vive com uma sensação de desconforto e inchaço abdominal? Há um segredo que poucas…

1 dia ago

Quadro de Jesus comprado por US$ 20 começa a “chorar” substância misteriosa — e fiéis acreditam que cura doenças

Recentemente, nas redes sociais, viralizou um vídeo em que muitos estão considerando um “milagre” e…

1 dia ago

Somente dois países sobreviveriam a uma guerra nuclear — e não são os que você imagina

Imagine acordar em um mundo coberto por cinzas, sem luz solar, com temperaturas despencando e…

1 dia ago

Mãe abandona filho de 9 anos sozinho por dois anos para viver com o namorado na França

Recentemente, um caso chocante vindo da França vem chamando atenção nas redes sociais. Uma mãe…

1 dia ago

O que significa ser “nebulasexual” — e por que cada vez mais pessoas estão se identificando assim

Cada vez mais pessoas vem tentando compreender mais sua identidade, e recentemente, um novo termo…

1 dia ago

Profecia sombria de Nostradamus para o fim de 2025 causa medo e intriga

Nas redes sociais, o nome de Nostradamus volta a viralizar após uma nova profecia que,…

2 dias ago