Filmes

Este documentário da Netflix vai fazer você querer deletar todas as redes sociais

Você já se pegou rolando o feed sem parar e depois sentiu um vazio inexplicável? Ou percebeu que passou horas em uma bolha digital, cercado apenas de opiniões iguais às suas?

Se essas sensações são familiares, talvez seja hora de assistir a um documentário que promete abrir seus olhos — e talvez te faça querer apagar seus perfis de uma vez por todas.

Recentemente, a Netflix adicionou em seu catálogo “O Dilema das Redes”, um documentário de 1h29min que mergulha nos bastidores do mundo digital. Dessa maneira, trazendo verdades perturbadoras sobre o que realmente acontece com nossos dados e nossa atenção quando usamos redes sociais.

O que torna esse documentário tão impactante?

Dirigido por Jeff Orlowski, “O Dilema das Redes” traz entrevistas com ex-funcionários de grandes empresas de tecnologia como Google, Facebook, Instagram e Twitter.

Eles revelam como os algoritmos são projetados para manter você preso ao celular — não por acaso, mas por design. Cada curtida, cada clique e até o tempo que você demora para visualizar uma publicação são dados usados para prever (e influenciar) seu comportamento.

Mais do que isso: o documentário denuncia como essas plataformas utilizam a psicologia humana para manipular emoções, direcionar o consumo e até influenciar decisões políticas. Tudo isso com base em inteligência artificial e sistemas que, segundo os entrevistados, estão fora de controle.

Uma “crise climática da cultura”

Jeff Orlowski, o diretor do documentário, define o problema como uma verdadeira “crise climática da cultura” — algo que acontece de forma invisível, mas com consequências devastadoras. Para ele, a forma como as redes sociais moldam nossa percepção do mundo é tão séria quanto às mudanças ambientais: silenciosa, lenta e profundamente transformadora.

Durante o documentário, vemos simulações de como uma simples notificação pode desencadear uma reação em cadeia de interações, conflitos e até radicalização de ideias.

A dramatização ajuda o espectador a visualizar os efeitos psicológicos e sociais por trás do que parece ser apenas mais um scroll no celular.

Por que todo mundo deveria assistir?

Com uma média de 84% de aprovação da crítica internacional e avaliações positivas do público, “O Dilema das Redes” não é apenas um alerta — é um chamado para a conscientização. Não se trata de abandonar a internet, mas de entender o que está por trás dela.

Disponível na Netflix.

Imagem de Capa: Canva

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

“Nostradamus Vivo” revela a previsão para 2026 que mais o assusta — e o motivo preocupa especialistas

Conhecido internacionalmente como o “Nostradamus Vivo”, o brasileiro Athos Salomé voltou a chamar atenção ao…

3 dias ago

Psicólogos revelam 5 estratégias simples para atrair a pessoa que você gosta

É comum procurar dicas para atrair alguém especial, mas nem todas se sustentam na ciência.…

3 dias ago

Natal em duas casas? Veja o plano prático para salvar a ceia e evitar conflitos familiares

Com a chegada do fim de ano, todos aguardam ansiosamente pelo Natal. Contudo, se você…

3 dias ago

Destino reescrito: 5 signos terão mudanças radicais até 31 de dezembro

Há períodos em que a vida muda devagar. E há outros em que tudo se…

4 dias ago

Presentes fora da caixa: 10 ideias criativas para surpreender (e fugir das meias)

Com as festas de fim de ano chegando, sempre vem aquela dúvida “qual presente eu…

4 dias ago

Regra 70-20-10: O método simples para lidar melhor com o estresse das festas

As festas de fim de ano costumam vir acompanhadas de luzes, encontros e celebrações. Mas,…

4 dias ago