Estamos vivendo uma pandemia psicológica, onde o maior vilão é o MEDO!

Iara Fonseca
estamos-vivendo-uma-pandemia-psicologica-onde-o-maior-vilao-e-o-medo

A pandemia de 2020 ficará marcada na história pelo triste número de mortes e também pela eclosão da pandemia psicológica que afetou milhares de famílias no mundo todo.

Estamos falando de um medo muito mais profundo, um medo do próprio medo, um medo do “como” ele age dentro de nós e da força que ele tem em nos fazer ficar paralisados a ponto de invalidar a nossa própria vida.

O fato é que nos equivocamos quando pensamos que o medo é mais forte e vai nos vencer, a verdade é que todos nós temos uma força extraordinária dentro de nós, nós é que, continuamente, a estamos usando de uma forma equivocada.

O medo não é um inimigo que quer acabar com a nossa vida, pelo contrário, ele é um recurso de proteção, e um bom conselheiro!

Mas9 quando passamos a ter medo do próprio medo e dos sentimentos que ele gera, nós paralisamos, e não conseguimos entender o que ele quer nos dizer.

Uma coisa que muita gente não sabe, é que o medo diz muita coisa sobre nós. Ele só aparece quando precisamos agir, quando precisamos dar um passo em direção aos nossos mais íntimos objetivos, mas estamos protelando. Ele surge impiedoso quando estamos tão perdidos que nem sabemos ao certo quais são os nossos objetivos e sonhos, e ficamos procrastinando, culpando o mundo, a vida, o medo, ao invés de enfrentar os desafios da vida de frente!

O medo está pedindo para que você se conecte com os seus sonhos mais sinceros. Com tudo aquilo que você tem de mais bonito, com o amor que existe dentro de você. Ele está pedindo para que você abandone os julgamentos e as dores que te assombram os dias.

O medo quer que você se movimente, ele implora para que você se cure e brilhe, que se desfaça de mágoas, e pare de se lamentar. Enquanto você continuar alimentando esses sentimentos negativos, uma resposta certeira chegará até você, e a resposta é um mal-estar generalizado.

Mas esse mal-estar não é culpa do medo, é apenas a resposta que você recebe sobre tudo aquilo que você vem negligenciando em sua vida. Dê todo o tempo que você se esqueceu em um canto e só deu atenção aos outros.

O medo pede para que você dê o primeiro passo, depois dê mais um, e siga assim, um passo de cada vez, se alimentando do conselho que ele traz.

O medo não tem a intenção de te travar, você é que se trava sozinho, justamente porque você não se conhece, você pensa que se conhece, mas de fato, não se conhece! Você tem uma autoimagem formada, mas essa autoimagem não é você!

Você entra em uma espiral de julgamento e comparações que te joga em uma vala existencial, e você passa a acreditar que você é essa vala! E a vala não se movimenta, percebe? Ela sempre fica inerte, esperando que alguém caia dentro dela.

Entende o quanto é triste ficar parado esperando que alguém caia em você ou na sua vala?

É nesse momento, que você se encontra na vala, que o medo chega e espreita a sua vida por todos os lados, pois ele quer que você se coloque a prova com cautela, que enfrente a vida com pequenos atos de coragem!

Não olhe para trás se lamentando e se queixando, se for recordar a dor, que seja para aprender com ela. Não fique tentando adivinhar o que acontecerá no futuro, se for para projetar algo a frente, que seja os seus planos e metas!

Foque no seu objetivo e nunca o perca de vista! Se por acaso você ainda não tenha claro qual é o seu objetivo, qual é a sua missão e o seu propósito de vida, busque ferramentas que possam te auxiliar a encontrar um sentido que te faça viver com entusiasmo.

Procure ajuda com terapia, neurocoaching, meditação, ou escolha qual atividade pode ser o caminho para que você encontre o seu lugar no mundo, esse lugar que vai te trazer uma sensação de bem-estar, de missão cumprida, sabe?

Isso! Busque isso! Busque agora, logo após terminar de ler essas linhas, não espere mais nem um dia!

A cada dia que passa, e você decide ficar parado, o medo começa a ficar mais forte, porque ele responde ao sistema nervoso central, e isso acontece o tempo todo, não importa se você estiver vivendo uma experiência agradável ou desagradável, e você perde o comando do seu estado emocional.

O medo só aparece quando existe a necessidade de movimento, ele quer que você ande, que você fuja ou corra, ou que você resolva de uma vez por todas, questões emocionais que você está jogando para de baixo do tapete há muito tempo.

O medo pede um movimento de vida! E quando você se conecta a esse movimento de vida, você consegue fazer tudo o que você deseja. Com turbulência ou não, você vai conseguir fazer.

Mas quando você fica parado, muito preso em lugares trevosos, você fica frágil, e frágil, você não consegue fazer nada.

E como trazer essa força interior, que já temos dentro de nós, à tona?

É preciso aprender a lidar com as emoções, desenvolver a famosa e importantíssima inteligência emocional. E para desenvolver esse poder de lidar com as próprias emoções, muitas vezes, precisamos sim de ajuda profissional, de acompanhamento diário, de vivenciar, de experimentar, para que possamos entender o que acontece de verdade conosco.

Mas uma coisa é certa, não brigue com você, não brigue com a realidade que te cerca.

Como diz uma autora que eu amo, Byron Katie: “Quando você escolhe brigar com a realidade você perde, mas só 100% das vezes.

Quando você para de brigar com a realidade e imprime amor a sua vida, você se movimenta, e esse movimento de fluir com a vida te leva para lugares seguros.

Não importará o tempo, apenas a vontade de atingir o que se quer!

Quando você se movimenta com medo mesmo, você se torna confiante e resiliente, a ponto de passar entre nuvens escuras, na certeza de que as nuvens passam, como nós também passamos por experiências humanas que sombreiam e depois o tempo abre e conseguimos ver a luz, e o céu azul.

Quanto mais aprendemos com a vida, mais crescemos, e mais confiantes nos tornamos.

Agindo assim, não tememos mal algum, pois onde está o nosso foco, está o nosso amor, e a nossa atenção não mais estará no medo, estará apenas no nosso objetivo!

Quando o foco está no objetivo, não existem barreiras, nem desvios, apenas caminhos!

A motivação estará sempre fixada nos passos que precisam ser dados no presente.

Para quem foca no objetivo e não nas objeções, mas as entende e busca soluções possíveis para todas elas, só o presente importa!

Deixe o medo te dizer o que fazer!

Quando você tenta adivinhar, abafar, ignorar ou controlar, você entra em um looping destruidor!

Apenas se abra para escutar a verdade que ele quer te contar!

Olhe para ele como se ele fosse um ótimo conselheiro! E verá que ele é!

A verdade é que ele permanecerá com você até que você decida agir!

Você precisa dar o primeiro passo!

Enquanto você insistir em ficar parado, ele continuará te atormentando, como quem diz:

“ATÉ QUANDO VOCÊ ESCOLHERÁ O PASSADO E O FUTURO AO INVÉS DE DECIDIR VIVER O PRESENTE?”

O medo de viver é uma prova de que estamos muito mergulhados em dores inconscientes, em um desamor profundo, e mesmo que não estejamos conscientes disso, ou que não acatamos esse fato como verdade, só o amor verdadeiro e incondicional, só a aceitação e o perdão farão com que a vida volte a brilhar com todo o seu poder e força, dentro de nós.

AME E COLOQUE O SEU AMOR A SERVIÇO! É ISSO QUE O MEDO QUER QUE TODOS OS QUE VIVEM PELOS CANTOS A LAMENTAR DEMAIS, FAÇAM!

QUANTO MAIS RECLAMAMOS DAS LIÇÕES QUE A VIDA ENVIA, MAIS MOTIVOS PARA RECLAMAR APARECEM!

PARE IMEDIATAMENTE DE RECLAMAR!

APRENDA AS LIÇÕES, E SIGA EM FRENTE!

VERÁ QUE QUANDO A GENTE SE COMPROMETE COM ESSA NOVA ATITUDE FRENTE A VIDA, O MEDO PERDE A FORÇA E SE TORNA UM BOM CONSELHEIRO.

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS






COMENTÁRIOS




Iara Fonseca
Jornalista, escritora, editora chefe e criadora de conteúdo dos portais RESILIÊNCIA HUMANA e SEU AMIGO GURU. Neurocoaching e Mestr em Tarot. Para contratação de criação de conteúdo, agendamento de consultas e atendimentos online entrem em contato por direct no Instagram.