Esta é a idade ideal para o casamento, dizem especialistas

Casar-se muito jovem ou muito tarde carrega uma maior probabilidade de um divórcio, de acordo com especialistas. Então qual é a idade ideal para se casar?

Resiliência Humana

Por: Adriana Acosta Bujan

“Você deve se casar quando terminar seus estudos, viajar pelo mundo e tiver um emprego estável”, meu pai me dizia toda vez que me via apaixonada. Embora não tenha correspondido às suas expectativas, porque me casei durante a adolescência, hoje lhe dou toda a razão.

Eu sei que quando estamos apaixonados, não há data ideal, idade ou tempo para se comprometer, pois o amor é um sentimento que cresce dentro de nós espontaneamente, quando estamos com a pessoa que acreditamos amar.

No entanto, devemos levar em conta a opinião de especialistas, além dos conselhos e experiências de vida de nossos pais, amigos e familiares que decidiram se casar muito jovens ou mais velhos e, portanto, alguns (não todos) se divorciaram.

É claro que o sucesso de um casamento não depende tanto da idade das pessoas, mas da maturidade, compromisso e ideologias de cada casal. Também dos valores e educação que foram aprendidos durante a infância.

A melhor viagem da vida

Casar-se com o ser amado é o objetivo de todo casal apaixonado. Um estudo realizado pelo pesquisador Nicholas Wolfinger, da Universidade de Utah, confirmou que a idade recomendada é entre 28 e 30 anos.

Isso ocorre porque há uma maior probabilidade de que pessoas nessa idade já tenham alcançado algumas metas pessoais e estejam na melhor fase de suas vidas para adquirir um compromisso.

Falar de casamento não é apenas pensar sobre o amor que se tem por uma pessoa, mas também que, dentro desse compromisso, muitos outros parâmetros estão incluídos para alcançar o sucesso. Como por exemplo, responsabilidades, obrigações e respeito, entre outros.

Lembre-se de que não há necessidade de se arrepender, caso não tenha cumprido à risca todas as recomendações dos especialistas em termos da idade ideal para se casar, pois para o casamento ser de longa duração, independentemente da idade, sempre deve existir:

1. Maturidade

Há pessoas que na adolescência adquirem demasiada maturidade, devido às experiências vividas durante a infância. Talvez fossem pessoas que experimentaram a separação de seus pais, a morte de alguns deles ou até mesmo enfrentaram violência familiar. Logicamente, essas situações terríveis para qualquer um nos fazem amadurecer mais rápido que o normal.

O nível de maturidade no casal é o que levará um casamento para o sucesso ou fracasso. Segundo os especialistas, as pessoas maduras se conhecem perfeitamente, têm um projeto de vida no casamento e no trabalho, têm um equilíbrio psicológico entre razão e emoção, aprendem com experiências e erros, são consistentes e perseverantes.

Isso nos leva a refletir: Em que nível você está comprometido com a pessoa que ama? Você supre suas necessidades emocionais? Que plano de vida vocês têm para o futuro?

2. Respeito

O casamento duradouro e feliz ocorrerá quando o casal, não importa quantos anos tenha, aprender a respeitar um ao outro. O conceito de respeito inclui muitos fatores, como deixar cada um ter seu próprio espaço, identidade e liberdade individual, além de aceitar que cada um tenha diferentes ideologias, costumes e pensamentos.

3. Planos e sonhos

Quando o casal deixa de se motivar para realizar seus sonhos juntos, é provável que haja uma falha conjugal. As metas, objetivos e desejos de encontrar felicidade e estabilidade familiar nunca devem desaparecer.

4. Comunicação

Não se trata apenas de ouvir o que o outro tem a dizer, pois muitas vezes a atenção e a compreensão do verdadeiro significado da mensagem são subtraídas. Uma comunicação eficiente se trata de entender um ao outro, atender às suas necessidades, apoiá-lo, orientá-lo, ser empático, parar de firmar-se em suposições e abrir-se ao diálogo.

Deixe a pessoa amada ter a liberdade de pensar, tomar decisões, argumentar, resolver conflitos, tudo com o objetivo de melhorar a coexistência em seu relacionamento.

5. Fidelidade

Certamente, você já ouviu falar que “desde a infância ele é um mulherengo”, “todos os homens são infiéis”; são pensamentos machistas, mas no final refletem que uma pessoa pode, sim, se tornar infiel (homem ou mulher) em qualquer idade.

A chave para um casamento duradouro e estável é a confiança mútua, firmar-se no compromisso real de companheiro e no amor entre os dois. Você pode perdoar uma infidelidade e continuar com seu casamento, isso depende de cada casal, da situação e do contexto de como os fatos acontecem.

6. demonstrações de amor

Chega um momento na vida de um casal que essa sensação de euforia e de paixão diminui, é lógico, pois, ao longo dos anos, diferentes responsabilidades e obrigações são adquiridas (como as crianças).

No entanto, para que o relacionamento tenha um futuro feliz em que época for, ambos devem se esforçar para evitar que essas demonstrações de afeto fiquem cada vez mais escassas.

A intimidade é fundamental na vida de um casal, pois é um ato único e pleno de amor, onde os dois se unem no corpo e na alma; mas também há beijos, abraços, mensagens carinhosas ou simplesmente fazer coisas que os dois gostam para sair da rotina e reacender o amor em seu relacionamento.

As pesquisas científicas sugerem uma idade ideal para se casar, inclusive, esta é a idade que a maioria das pessoas quer ter na época de seu casamento. Mas como dito anteriormente, no amor não se manda, ele vem no momento em que deve aparecer, seja na adolescência, juventude, vida adulta ou mesmo na velhice.

Viva e desfrute do seu relacionamento ao máximo! Esforce-se para torná-lo mais sólido e estável todos os dias, lembre-se de se comprometer cem por cento e nutrir amor a cada momento.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original: Esta es la edad ideal para contraer matrimonio, según los expertos.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS







COMENTÁRIOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia