Autores

Essa é a maior herança que os pais deixam para um filho…

Os filhos tornam-se para os pais, conforme a educação que tiveram, uma recompensa ou um castigo. A condução dos pais constrói o caminho dos filhos. E para criar um adulto que irá ser exemplo na sociedade, é imprescindível ensiná-lo esses 8 fundamentos.

1. Respeito ao outro

Explicar para um filho os limites no trato com o outro e que devemos respeitá-los, evita muitos problemas na sua vida adulta e ajuda a desenvolver um ser humano mais maduro e gentil. A relação de respeito com os próprios pais será a referência de consideração que ele levará para o mundo.

2. Palavrinhas mágicas

Com licença, desculpa, por favor e obrigado. As famosas palavrinhas ainda são a base da educação, embora menos usuais ultimamente. Elas são o princípio da boa convivência e demonstram muito sobre a educação que um filho recebeu. Sem elas o mundo tende ao caos, por isso insista com seu filho. Obrigado.

3. Consequências

É fundamental explicar às crianças que para tudo há consequências. Devemos trabalhar com estímulos positivos, quando ela faz algo bom, e estímulos negativos, quando ela faz algo errado. Mas não é a força do estímulo que educa, e sim, a repetição. É na intensidade de um castigo que um pai diferencia educação de trauma. Corrija sem maltratar, por favor.

4. Dizer “Não”

Dizer “não” é demonstrar amor. Alguém que zela pelo seu filho evita que ele faça mal a si mesmo. Essa é a função do “não”. Porém, jamais diga não porque não. É fundamental uma explicação. Seu filho pode não o compreender agora, mas com o tempo irá entender o bom pai ou mãe que foi ao tentar protegê-lo de seus próprios erros.

5. Importância do estudo.

Com estudo a vida já é difícil, imagina sem. Por isso, ensine ao seu filho o valor da escola na construção de um futuro feliz. Se puder, ajude-o nas lições. Também comemore as notas altas, os trabalhos bem-feitos. Reforce o orgulho que tem do bom aluno que ele é. E se por acaso a nota vier baixa, dê seu apoio e ajude a encontrar soluções.

6. Autoestima

É essencial ao ser humano. Ninguém é feliz sem ter amor-próprio. Não critique ou cobre demais um filho. Dê a ele tudo que você exige dele. Respeito, atenção, cooperação. E principalmente amor. A base de uma autoestima consistente é a forte relação de afeto.

7. Respeitar sentimentos

O mundo é uma rede de sentimentos que se entrelaçam e se repelem conforme o movimento das emoções. Solidarizar-se com os sentimentos dos outros é fundamental para ter uma vida tranquila. Mostre o que as pessoas sentem com as atitudes do seu filho. Assim ele medirá suas ações sempre e você terá um filho empático que entende os limites da vida e os sentimentos do outro.

8. Correção

Mais do que nunca o mundo precisa de pessoas honestas. Ensine a seu filho o valor da verdade, a ser correto e justo. Deixe claro que a malandragem é uma inteligência burra porque é um lucro momentâneo com um prejuízo para a vida toda. E, principalmente, explique que não podemos tomar o que é do outro, sob quaisquer circunstâncias.

Imagine o filho que quer ter para saber o pai que deve ser. E se você for um vencedor nessa missão de educar bem uma criança, muito mais do que fazer bem a seu próprio filho e a sua família, você estará ajudando o mundo a ser um lugar melhor porque a maior herança que um pai deixa para um filho é a educação. O resto ele corre atrás…

Luciano Cazz

"Luciano Cazz é publicitário, ator, roteirista e autor do livro A TEMPESTADE DEPOIS DO ARCO-ÍRIS." Quer adquirir o livro? Clique no link que está aí em cima! E boa leitura!

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

20 horas ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

20 horas ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

21 horas ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

21 horas ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

2 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

2 dias ago