Muitas pessoas possuem o hábito de urinar enquanto está no chuveiro. No entanto, um alerta de uma médica norte-americana está mudando a forma como encaramos esse hábito aparentemente inofensivo.
De acordo com a uroginecologista, Dra. Teresa Irwin, essa prática pode causar consequências negativas para a saúde da bexiga — e ela explica o motivo.
É prático, rápido e até incentivado em campanhas ecológicas, como a famosa propaganda brasileira da ONG SOS Mata Atlântica, que sugeria urinar durante o banho como forma de economizar água.
A ideia era reduzir o número de descargas, o que, segundo a campanha, poderia poupar até 1.100 galões de água por pessoa por ano.
Apesar das boas intenções, a própria ONG declarou que a campanha era uma forma lúdica de abordar o tema da preservação ambiental. Porém, do ponto de vista médico, essa prática pode ter efeitos colaterais preocupantes.
Em seu perfil, nas redes sociais, a Dra. Irwin explicou que urinar com frequência no banho pode “condicionar” a sua bexiga a reagir ao som da água corrente.
Portanto, com o tempo, sempre que você escutar o barulho de água, você pode começar a sentir vontade de urinar.
Esse fenômeno é comparável ao famoso experimento de Pavlov, no qual cães eram condicionados a salivar ao ouvir um sino. No caso humano, o estímulo passa a ser o som da água, e a resposta é a vontade de urinar.
Segundo a Orchard Clinic, essa associação entre água corrente e vontade de urinar pode levar a um quadro de incontinência urinária. Isso acontece porque a bexiga começa a responder a gatilhos externos desnecessários, dificultando o controle da urina.
Além disso, urinar em pé, especialmente no caso das mulheres, pode enfraquecer os músculos do assoalho pélvico. Esse enfraquecimento aumenta o risco de escapes de urina em situações cotidianas, como espirros, risadas ou exercícios físicos.
Para preservar o bom funcionamento da bexiga e fortalecer os músculos do assoalho pélvico, os especialistas recomendam:
Apesar de parecer inofensivo (e até ecológico), urinar no banho pode criar um padrão nocivo para a sua bexiga a longo prazo. O ideal é manter os hábitos urinários em locais apropriados e cuidar da saúde pélvica com atenção.
Pequenas mudanças no dia a dia fazem grande diferença na prevenção de problemas futuros, como a incontinência urinária.
@dr.teresa.irwin I said what I said! Unless you’re struggling with total bladder emptying you need to hear this #bladdertips #pft #obgyn ♬ Pieces (Solo Piano Version) – Danilo Stankovic
Imagem de Capa: Canva
Você pode até se assustar com filmes de fantasmas, assassinos mascarados ou casas amaldiçoadas. Mas…
Se você já atendeu um número estranho só para ouvir um robô oferecendo "uma promoção…
Quer fazer aquele homem especial parar tudo o que está fazendo só para pensar em…
Em seu relacionamento, você vem notando sinais de que seu parceiro mudou, mas você não…
Você já se perguntou por que algumas pessoas se afastam de você sem explicação? Às…
Ícone do rock e pioneiro do heavy metal, Ozzy Osbourne faleceu aos 76 anos, deixando…