Autores

Enxaqueca sob controle

 

Sensibilidade a odores, luzes ou sons, distúrbios hormonais, estresse e noites mal dormidas são alguns dos sintomas da enxaqueca. A boa notícia é que o problema tem tratamento.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, existem cerca de 150 modalidades de dores de cabeça; a enxaqueca é uma delas. Por definição, a cefaleia é toda dor que se sente acima dos olhos até a nuca. No caso da enxaqueca, na maioria das vezes, a sensação dolorosa é unilateral, do tipo latejante, e pode ser acentuada com esforço físico, mudanças de posição da cabeça e também com a intensidade da luz.

A enxaqueca também pode ser originada ou agravada pela má alimentação, estilo de vida sedentário assim como o próprio estresse diário. Além de alterações hormonais e da pequena ingestão de água.

O tratamento pode ser medicamentoso mas existem tratamentos alternativos ou complementares com menores efeitos colaterais e com grande eficácia. Como a ACUPUNTURA associada a uma dieta equilibrada além da incorporação de atividade física regular e uma maior ingestão de água.

Ainda quanto ao tratamento, a melhor atitude é a prevenção e para isso os hábitos e as terapias complementares ganham ainda mais crédito. As crises podem surgir devido a diferentes razões. Desde fatores climáticos, como dias muitos secos ou quentes demais como privação de alimentação ou excessos alimentares.

ACUPUNTURA

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, a acupuntura pode trazer bons resultados para pessoas que sofrem de enxaqueca. Se a pessoa estiver em tratamento medicamentoso, a acupuntura pode estimular o organismo na assimilação do medicamento e inibir efeitos colaterais. E durante as crises, pode ameniza-las, diminuir a intensidade das crises e a frequência das mesmas.

O procedimento também pode ser uma alternativa àqueles que não conseguem se adaptar aos medicamentos, associando recursos como a AURICULOTERAPIA e acompanhamento nutricional.

Juliana Lotumolo

Juliana Lotumolo - Acupunturista no Instituto Tadashi Kadomoto- Professora e Mestre Reikiana E-mail julianalotumolo@gmail.com Graduação em Farmácia Industrial e Bioquímica pela PUCCAMP, com especialização em Patologia Clínica e Mestrado pela UNICAMP.   Pós-graduação em Acupuntura e Auriculoterapia Chinesa e Francesa pelo CETN (Centro de Estudo de Terapias Naturais)  Terapêutica holística pelo Método de Autocura Havaiano Ho’oponopono. Reikiana nos sistemas Usui, Tibetano, Osho e Neo-Reik e Reiki Master no Usui Shiki Ryoho pelo Instituto Reiki Tradicional de Campinas (IREIKITC) com a Mestra Sônia Regina Arendt. Terapeuta transpessoal (em formação) pela Alubrat Campinas Formação (cursando) em técnicas de Expansão da Consciência pelo ITK

Recent Posts

Xuxa expõe fala de Pastor que tenta responsabilizar as crianças pelo abuso que sofreram. “Ele precisa ser investigado!”

Xuxa denuncia e expõe fala de Pastor que tenta responsabilizar as crianças pelo abuso que…

2 horas ago

Vivemos uma pandemia emocional: “Uma vida sem sentido!”, diz neurocientista.

Vivemos uma pandemia emocional: "Uma vida sem sentido!", diz neurocientista. Diante do atual cenário, onde…

3 horas ago

A Síndrome do “Não é pra Mim”: A mentalidade que impede o sucesso.

Quantas vezes ouvimos alguém dizer: “Isso não é pra mim” ou “Eu não sou bom…

3 horas ago

Primeira dama de Sinop/MT se declara ao marido: “Te amo infinitamente!” e seguidores ficam admirados com a beleza dela.

Primeira dama de Sinop/MT se declara ao marido: "Sou muito grata por ter você ao…

2 dias ago

“Não permita que seu filho adolescente faça o que quiser só porque é desafiador lidar com ele”, desabafa o psiquiatra Leo Fraiman

"Não permita que seu filho adolescente faça o que quiser só porque é desafiador lidar…

2 dias ago

A pandemia da miopia: OMS estima que cerca de 50% da população mundial será míope até 2050.

A pandemia da miopia: Estudo desenvolvido na China mostrou crescimento de 11% na quantidade de…

2 dias ago