Ensaio clínico mostra que a meditação diminui o impacto da enxaqueca em sua vida.

A enxaqueca é uma doença neurológica que pode ser gravemente debilitante e é a segunda principal causa de deficiência em todo o mundo.

Infelizmente, muitos pacientes com enxaqueca interrompem os medicamentos devido à ineficácia ou aos efeitos colaterais. Muitos pacientes ainda usam opioides, apesar das recomendações contra eles para o tratamento da cefaleia.

No entanto, em um ensaio clínico recente da Wake Forest Baptist Health, os pesquisadores mostraram que a redução do estresse baseada na atenção plena (MBSR) pode trazer benefícios para pessoas com enxaqueca.

“A redução do estresse com base na atenção plena é um tratamento mente-corpo que ensina a consciência momento a momento por meio da meditação e da ioga da atenção plena”, disse Rebecca Erwin Wells, MD, MPH, professora associada de neurologia da Wake Forest School of Medicine, parte da Wake Forest Baptist Health.

“Mindfulness também pode ensinar novas maneiras de responder ao estresse, um gatilho de enxaqueca comumente relatado.”

De acordo com um artigo publicado pela JAMA Internal Medicine, os pesquisadores estudaram se o MBSR melhorou os resultados da enxaqueca, a percepção da dor e as medidas de bem-estar emocional em comparação com a educação para a dor de cabeça.

No estudo, 89 adultos com histórico de enxaqueca foram aleatoriamente designados para o grupo MBSR ou grupo de educação para dor de cabeça com treinamento ou instrução ministrada em oito sessões semanais de duas horas.

O grupo MBSR seguiu um currículo padronizado de meditação consciente e ioga.

Os participantes também receberam arquivos eletrônicos de áudio para prática em casa e foram incentivados a praticar em casa 30 minutos por dia.

O grupo de educação sobre dor de cabeça recebeu instruções sobre dores de cabeça, fisiopatologia, gatilhos, estresse e abordagens de tratamento.

Os participantes de ambos os grupos MBSR e educação para dor de cabeça relataram menos dias com enxaqueca.

No entanto, apenas MBSR também diminuiu a incapacidade e melhorou a qualidade de vida, escores de depressão e outras medidas que refletem o bem-estar emocional, com efeitos observados em 36 semanas.

Além disso, a intensidade da dor induzida experimentalmente e o desconforto diminuíram no grupo MBSR em comparação com o grupo de educação para dor de cabeça, sugerindo uma mudança na avaliação da dor.

“Em um momento em que os opióides ainda estão sendo usados ​​para a enxaqueca, encontrar opções seguras não medicamentosas com benefícios de longo prazo tem implicações significativas”, disse Wells, que também é o fundador e diretor do Programa Comprehensive Headache em Wake Forest Baptist.

“Mindfulness pode tratar o fardo total da enxaqueca e pode diminuir potencialmente o impacto desta condição debilitante.

Um estudo maior e mais definitivo se faz necessário e está encaminhado para confirmar essas novas descobertas.”

*DA REDAÇÃO RH. Com informações NW

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.