Encontrar felicidade na rede social. Por que não?

Luciano Cazz

As redes sociais já foram muito criticadas por sua impessoalidade. Pessoas preterindo companhias reais por contatos virtuais e aparelhos celulares. Mas existe outro lado dessa história.

Você certamente já criou ou restabeleceu laços com pessoas através de sua rede social, não é? Então, algo de bom ela tem a oferecer. A seguir, 12 exemplos que mostram que a rede social pode ser algo incrível na sua vida:

1 – Reencontrar amigos de infância

É mágico restabelecer o contato e conferir o adulto que se transformou em alguém com quem nós, provavelmente, jamais falaríamos novamente por toda vida se não houvesse a internet.

2 – Estar perto, mesmo que distante fisicamente

Mesmo longe, podemos nos fazer presentes postando as experiências de nossa viagem e acompanhar o dia a dia de nossos entes queridos amenizando, assim, a saudade causada pela distância.

3 – Denunciar agressores

Muitas vezes a justiça tarda e falha, mas, com a rede, um novo canal de denúncias foi aberto. Todo tipo de violência ou injustiça pode ter seus antagonistas amplamente divulgados e, então, capturados ou, pelo menos, conhecidos pela sociedade.

4 – Ter notícias dos amigos

Você trabalha e/ou estuda muito. Tem muitas responsabilidades e quase não sobra tempo para ver os amigos, mas depois do almoço ou antes de dormir sempre é possível dar uma espiadinha em como eles estão, com o simples movimentar da barra do seu facebook.

5 – Adquirir conhecimento

As redes sociais são um excelente filtro para artigos, porque as pessoas só compartilham aquilo que as interessa, portanto, tudo de mais importante, divertido e interessante estará lá na sua página, sem falar em textos inspiradores como os da fan page Resiliência Humana.

6 – Ter voz

Agora você fala para muitos. Sua opinião pode viralizar e atingir um número jamais antes imaginado de leitores. É possível desde discutir política até fazer recomendações. O boca a boca virou o post a post.

7 – Dividir suas alegrias

Promoção no trabalho, namorado novo, bebê a bordo, carro zero km, casou, mudou de cidade e basta um post para todos os seus amigos ficarem sabendo. E dividir a felicidade com eles é mágico e nos enche de alegria a cada comentário de apoio.

8 – Acabar com a carência

Chegou em casa se sentindo sozinho, precisando de atenção, então, entra na rede social e posta o que está pensando ou uma foto nova. Não demora a chover likes e comentários para mostrar o quanto você é gostado e não está sozinho.

9 – Acabar com a espera

Fila do banco, sala de espera ou alguém muito atrasado, tudo bem, porque você aproveita para pegar o celular e dar uma conferida no que tem de novo na sua rede social, o tempo vai passar tão rápido que acaba com qualquer sensação de tédio. As viagens, então, passam num clicar de dedos.

10 – Poder de mobilização

Seja para um protesto político, um evento importante ou conseguir doações de sangue para um amigo enfermo, lá está ela, espalhando seu apelo e agregando voluntários. É, então, que um simples post, pode salvar uma vida.

11 – Emocionar-se

Pode ser um vídeo de natal, um lindo texto do site Resiliência Humana ou o depoimento de uma mãe. A rede tem esse poder de emocionar e isso é o que nos faz humano. É nesse momento que a internet, tão impessoal, atravessa a barreira do virtual e toca corações.

12 – Encontrar um amor

De repente o facebook lhe manda uma sugestão de amizade. Aquela foto de perfil chama a sua atenção e, então, você puxa conversa. Dois anos depois estão casando. Por que não?

As redes sociais enchem nosso dia a dia de imagens, notícias de quem estimamos, informações e, também, sensações. E, apesar de todas as confusões de ciúmes, bloques ou discussões, sem ela, a vida perderia a graça porque as conexões podem, sim, ser virtuais, mas as emoções que elas causam? Ah, essas são de verdade…

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS


Luciano Cazz
"Luciano Cazz é publicitário, ator, roteirista e autor do livro A Tempestade depois do Arco-íris."

COMENTÁRIOS