Autores

Emoções e o fluxo energético

 

“Um funcionamento inadequado da Psique pode causar tremendos prejuízos ao Corpo, da mesma forma que, inversamente, um sofrimento corporal pode afetar a Psique; pois a Psique e o Corpo não estão separados, mas são animados por um mesma vida….” (Carl Gustav Jung)

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, temos em nosso corpo uma energia, uma energia vital única que percorre e inunda todo o corpo, incluindo a mente e a alma. Inunda e percorre tanto interna, quanto externamente, nutrindo todos os Órgãos, as vísceras, os tecidos, a pele, o cérebro, os pensamentos e até mesmo, as emoções!

Enquanto essa energia fluir harmonicamente, constante e equilibrada, entre o Yin e o Yang , temos SAÚDE. Quando, por deficiências ela paralisa, bloqueia ou se acumula, temos os desequilíbrios energéticos. Dependendo da localização e do tipo desse desequilíbrio, o corpo vai dar um sinal. Esses sinais são as nossas doenças, aqui do Ocidente. As dores, o mau funcionamento dos órgãos , o metabolismo lento, a compulsão e o apetite desenfreado, os vícios, a irritabilidade, a ansiedade, a insônia, etc.

Os chineses consideram que as causas psíquicas são capazes de provocar isoladamente a desorganização de todo o sistema energético corporal e causar várias doenças, desde a insônia até os tumores.

Dentre os fatores de desequilíbrios internos estão as emoções. Mas, as emoções em si NÃO são causadoras de desequilíbrios, pois são inerentes a natureza humana. É normal SENTIR uma variedade de emoções em diferentes circunstâncias. Porém quando as emoções são prolongadas, intensas, reprimidas ou não admitidas, afetam o equilíbrio interno do indivíduo, levando a uma alteração do fluxo de energia, tornando-se causas de desarmonia nos órgãos e vísceras, gerando DOENÇAS.

Quando reprimimos o movimento da RAIVA, a cabeça lateja e os olhos ardem;

Quando impedimos as lágrimas da TRISTEZA, os pulmões não acham o ar e o peito aperta;

Quando nos PRÉ-OCUPAMOS demais com as coisas que talvez nem aconteçam, o estômago queima e as úlceras aparecem;

Quando NÃO deixamos a ALEGRIA cantar e dançar, feito crianças, nosso coração se agita, a pressão sanguínea sobe e não encontramos mais os sonhos nos bons sonos diários;

Ou quando nos paralisamos com o MEDO, os ossos são consumidos levando a osteoporose ou nossa urina se empedra levando as pedras nos rins!!!

“Se você ouvir o seu corpo quando ele sussurra, você não terá que ouvi-lo gritar.”

A terapia psicológica associada a acupuntura pode ajudar seu corpo a retomar seu fluxo energético vital encontrando a SAÚDE FÍSICA, MENTAL E EMOCIONAL.

Juliana Lotumolo

Juliana Lotumolo - Acupunturista no Instituto Tadashi Kadomoto- Professora e Mestre Reikiana E-mail julianalotumolo@gmail.com Graduação em Farmácia Industrial e Bioquímica pela PUCCAMP, com especialização em Patologia Clínica e Mestrado pela UNICAMP.   Pós-graduação em Acupuntura e Auriculoterapia Chinesa e Francesa pelo CETN (Centro de Estudo de Terapias Naturais)  Terapêutica holística pelo Método de Autocura Havaiano Ho’oponopono. Reikiana nos sistemas Usui, Tibetano, Osho e Neo-Reik e Reiki Master no Usui Shiki Ryoho pelo Instituto Reiki Tradicional de Campinas (IREIKITC) com a Mestra Sônia Regina Arendt. Terapeuta transpessoal (em formação) pela Alubrat Campinas Formação (cursando) em técnicas de Expansão da Consciência pelo ITK

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

1 dia ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

1 dia ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

1 dia ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

1 dia ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

2 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

2 dias ago