Comportamento e Psicologia

Em uma batalha emocional, você escolhe a emoção que ganha

Por: A Mente é Maravilhosa

A batalha emocional é uma luta que ocorre dentro de nós mesmos. Em qualquer situação ou circunstância de nossas vidas podemos potencializar e focar em sentir ira, inveja, ciúmes, tristeza, arrogância, ou desenvolver, pelo contrário, alegria, paz, amor, esperança, humildade e generosidade.

As emoções se vivenciam de uma forma muito pessoal, manifestando-se na expressão do rosto, na postura corporal e nos estados mentais específicos. A escolha de focarmos certas emoções ou outras definirá a nossa forma de ver a vida. Dependendo desse jeito de ver a vida, pensaremos e nos comportaremos de uma forma proativa ou de uma forma conflitante.

Vivenciar com mais frequência certas emoções influencia o nosso estado de ânimo, nossa própria motivação, e inclusive nossa personalidade e conduta. Escolher encarar as coisas que nos acontecem de uma forma positiva se relaciona com reações fisiológicas associadas à produção de hormônios como a noradrenalina e a serotonina.

O caminho que escolhemos sempre é o correto? O correto está na escolha, não no acerto.

Batalha emocional: cérebro e emoções

Especialistas em emoções como Klaus Scherer, da Universidade de Genebra, ou o já falecido Richard Lazarus, propuseram que um fator importante que pode definir as emoções é o pensamento em relação às coisas que nos acontecem. As habilidades e processos mentais como a atenção, a memória, o raciocínio e a tomada de decisões nos permitem interpretar os acontecimentos de forma consciente, podendo decidir como reagir diante deles.

Dependendo do nosso nível cognitivo e da nossa capacidade de controle emocional, poderemos escolher de forma mais adequada quais emoções correspondem às situações que vivenciamos. O controle emocional consiste em uma série de estratégias cognitivas que servem para controlar nossas emoções.

O mais interessante neste campo é que os especialistas em emoções e cérebro encontraram evidências de que podemos ensinar o nosso cérebro a regular as emoções. A chave poderia estar justamente na capacidade do cérebro de mudar, na neuroplasticidade. De fato, está comprovado que a plasticidade do cérebro é muito superior ao que os pesquisadores pensavam inicialmente.

Tanto o entorno quanto a nossa conduta podem provocar uma reorganização de certas funções cerebrais. A maioria das pessoas pode aprender a transformar suas emoções por meio de certas técnicas e prática terapêuticas. Isto significa que somos capazes de fazer mudanças com uma profundidade muito maior do que prevemos alguns anos atrás.

Você escolhe o seu caminho, você escolhe o seu destino, e se você escolher bem, será feliz.

Você escolhe o que sentir

Somos feitos de luzes e de sombras. Em cada um de nós há uma batalha emocional que iremos ganhar ou não, dependendo do que decidirmos alimentar. Todos temos uma vida cheia de luz e sombras, de subidas e descidas, de brilho e escuridão. Mas tudo isso somos nós. O que aceitamos e o que negamos, o que mostramos e o que calamos.

Somente a partir da aceitação podemos começar nosso caminho de desenvolvimento, aprendendo a nos amar e trocando as sombras pela luz. Somente a partir da luz poderemos brilhar na escuridão, iluminar os outros e transformar as emoções de medo, ira, inveja, e arrogância em emoções de amor, esperança, humildade, alegria e generosidade, que nos acompanharão no processo de transformação.

Administrar nossas próprias emoções na maioria das situações que a vida propõe, construir e tornar nossas as emoções positivas é fundamental para estabelecer estratégias de regulação e autoconhecimento emocional que nos permitam projetar uma imagem positiva da vida e de nós mesmos.

Não tenha medo das sombras, porque somente a partir das sombras é possível ver a luz.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Mulher compartilha mudanças nos hábitos intestinais revelaram um diagnóstico de câncer

Recentemente, nos Estados Unidos, uma mulher revelou como pequenas mudanças nos hábitos de banheiro chamaram…

17 horas ago

“Menodivorce”: Por que cada vez mais mulheres estão deixando seus maridos durante a menopausa?

Recentemente, nas redes sociais, um novo fenômeno chamado “menodivorce” vem chamando atenção dos internautas e…

17 horas ago

Estudo revela: Adiar o café da manhã pode ser um sinal de problemas de saúde

Todo mundo sabe que o café da manhã é a refeição mais importante do nosso…

17 horas ago

Se o seu parceiro faz isso, ele já está com um pé fora do relacionamento

Nem sempre o fim de um relacionamento acontece de forma direta. Muitas vezes, a falta…

17 horas ago

Documentário da Netflix intriga o público com mistério e final chocante

Recentemente, a Netflix adicionou em seu catálogo um documentário que vêm conquistando o público mundialmente.…

17 horas ago

3 Signos que vão alcançar sucesso financeiro nos próximos 12 meses

A astrologia não prevê apenas romances ou fases emocionais — ela também pode apontar momentos…

19 horas ago