Autores

É PRECISO VIVER O QUE SE DIZ

Nesse tumulto e multidão que são as opiniões virtuais nos dias de hoje, fica fácil perder a veracidade do que se diz. Contudo, propagar ideias e não vivê-las é navegar no seco, dessa forma não se sai do lugar. Como disse Mahatma Gandhi: seja a mudança que você quer ver no mundo.

Não adianta reclamar de político desonesto e não levantar do lugar quando vê um idoso entrando no ônibus. Não adianta se revoltar com a falta de água, mas ser a pessoa que vai voltar a tomar banho de 1 hora quando tudo se (ou caso se) normalizar. Cada um faz o que bem entende com a própria vida, mas isso não dá o direito de atingir o próximo, ainda mais com aquilo que vive pregando ser contra.

Não adianta reclamar que São Paulo é uma cidade suja, mas a cada cigarro, jogar a bituca no chão. A liberdade existe, sim. Mas não adianta reclamar da falta de segurança e ser o primeiro a dirigir depois de beber. “Mas só bebi 2 latinhas, continuo sóbrio”. Não é atitude de quem sai nas ruas para protestar, e por mais simples que pareça ser, a mim dizer uma frase dessas se compara a de um político dizendo: “Mas só roubei 2 bilhões, continuo sendo confiável”.

As fotos em protestos são lindas e aquela piada sobre a presidente também é muito engraçada, tudo para mostrar que algumas situações no país são inaceitáveis. É contra a corrupção? Que maravilha! Mas e aquele dinheiro que saiu do bolso quando não passou no teste de motorista? Vai ter foto disso também ou só da carteira, com a legenda “perigo nas ruas”? E com isso eu concordo, perigo mesmo! Não só nas ruas, como também perigo para a coerência. É contra roubos? Continue assim! Mas e aquele troco que veio a mais e não foi devolvido? Será que isso não foi naquele mesmo dia que postou aquele texto maravilhoso sobre a honestidade? Não adianta marcar hashtags nas suas ideias, mas não marcar efetividade e verdade nelas. É preciso ser contra a esses pequenos furtos, também.

Não existem margens de erros, não se separa em caixinhas: aceitável e não aceitável. Todos estão na mesma. Não adianta reclamar da corrupção e só colocar o cinto de segurança quando vê uma viatura a frente. Não adianta reclamar da falta de solidariedade e mudar de calçada quando vê alguém pedindo comida. Não adianta se revoltar com o excesso de alguns e não doar as roupas que não usa há meses. Simplesmente não adianta apontar para as costas de quem está a frente e não proteger a própria.

A questão é que não adianta se encher de escudos e não comprar nenhum espelho. A maquiagem está boa? Ok. O cabelo está bonito? Ótimo. Mas e o coração? Está agindo da forma correta? Comprou um vestido novo que caiu bem? Muito bom. Mas e as atitudes? Estão novas também ou são as mesmas de sempre? A arrogância se abriga nos corações daqueles que garantem estar sempre certos, mas não queira estar certo, procure sempre estar. É diferente. Não pule degraus, porque cada passo é importante. Não adianta se encher de amor, mas não se amar. Não adianta sair gritando para ser ouvido, mas não dar ouvidos ao próximo.

É preciso, realmente, amar as pessoas. Fazer o bem como puder e ao máximo de pessoas que puder. Porque, afinal, não adianta reclamar tanto da humanidade, mas se tornar insensível ao que é humano. O mundo nos anestesia e tomamos cada dose sem pensar, talvez buscamos mais do que precisamos, mas seja qual for a busca, que nós, em momento algum, nos esqueçamos do que realmente importa.

Não vale a pena perder durante o caminho o que caminhamos tanto para alcançar.

Najara Gomes

Paulista. Pisciana. 20 anos de excesso de sentimentos. Nada como um gole de café e uma dose de drama pra passar o dia. Meu bem, eu exagero até nas vírgulas.

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

10 horas ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

11 horas ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

11 horas ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

12 horas ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

1 dia ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

1 dia ago