Destaque

É falando que se faz amor

Por: A Mente é Maravilhosa

É falando que se faz amor. Mas não falando apenas com palavras, mas falando com o nosso corpo, nossa atitude, nossa língua, nossos olhares… Porque não podemos reduzir uma expressão tão intensa a apenas um ato sexual.

Fazer amor é fazer poesia, com o nosso corpo e com a nossa mente, com todo o nosso ser. Porque o amor é feito com dois corpos e almas entrelaçadas, unidos em sua máxima expressão emocional.

Lacan estava certo quando disse que está claro, que é falando que se faz amor. Não se pode reduzir o amor a um “simples” ato carnal, pois é com o olhar, com o ser, com um “todo você e todo eu” que se transmite a ternura, o mistério e a prontidão do desejo.

“O que eu gosto do seu corpo é o sexo.
O que eu gosto do seu sexo é a boca.
O que eu gosto da sua boca é a língua.
O que eu gosto da sua língua é a palavra”.

-Julio Cortázar-

O erotismo por trás de olhares, o prelúdio de uma nudez emocional

Não se dispa completamente até que o erotismo dos olhares supere a barreira carnal. Nós seduzimos através de inúmeros atos, conectamos através das emoções, nos envolvemos a partir dos rótulos que o bom ato de amor nos instiga a criar.

As palavras, edificantes em sua máxima expressão, nos aproximam da nudez emocional, aquela que se pode ver no horizonte, mas que poucos casais chegam a alcançar.
É difícil recriar este conceito em uma sociedade que recebeu uma educação centrada no coito. Nos ensinaram que devemos fazer amor com o mero contato sexual. Mas não, o contato sexual é apenas uma parte de fazer amor.

Habitualmente nos damos conta disso quando alguma coisa falha, quando pulamos essa etapa e algo dá errado, quando não dialogamos com o corpo nem com os olhares ou as carícias. Então, fazendo apologia às nossas necessidades emocionais, comunicamos de forma polarizada.

Nos fazemos acreditar que o erro está no nosso corpo quando não deixamos a nossa mente se conectar. Nos esquecemos de que as preliminares não são coisa de 30 minutos, mas algo de muitas horas. E, sem dúvida, algo muito mais íntimo do que o tempo, algo que nos pertence por inteiro e que devemos fazer por controlar.

No entanto, teorizar o amor significa escolher um determinado tipo de amor. Tendo consciência da inclinação subjacente a essa ideia, é necessário afirmar que em cada apreciação corresponde ao leitor se identificar (ou não) com este ponto de vista.

No entanto, a reflexão que surge entre estas palavras quer destacar que FAZER AMOR NÃO É O MESMO QUE FAZER SEXO. Absolutamente não. Pelo menos não a partir da ideia do amor que compartilhamos culturalmente. Fazer sexo pode ser entendido como amar a pele do outro, mas não o seu interior ou, pelo menos, não um interior que vai mais além do contato que se representa em essência.

A nudez emocional, a melhor preliminar para fazer amor

Citando novamente o magnífico Lacan, “o amor é quem se aproxima no encontro ao ser como tal“. O mundo seria totalmente diferente se antes de despir corpos, despíssemos almas, começando pela nossa.

Porque, como afirmamos em outras ocasiões, o encontro mais íntimo entre duas pessoas não é o sexual, é a nudez emocional. É o intercâmbio que se produz quando se vence o medo e nos damos a conhecer ao outro exatamente como somos, em cada uma de nossas vertentes.

Não é fácil de conseguir. De fato, uma nudez emocional não é algo que se consiga com pressa nem com qualquer um. É preciso tempo, força e vontade de escutar, sentir e abraçar emoções.

Ouvirmos a nós mesmos, conectar-nos e conhecer nossa herança emocional, ou seja, escanear nosso corpo emocional, é imprescindível para superar nossos medos, nossos conflitos, nossas inseguranças, nossas conquistas, nossos aprendizados, etc.

Porque o amor se faz de verdade quando conhecemos nossa filosofia emocional, quando exploramos nossas vulnerabilidades, quando nos tornamos conscientes do que nos causa dor e do que nos aflora.

E é essencial contemplar a imagem do nosso espelho emocional para nos projetarmos no que usamos, sejam olhares, palavras, carícias ou afetos. É assim que se faz amor.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o Miss Universo.

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o…

4 horas ago

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei tanto!”.

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei…

4 horas ago

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser invalidado.

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser…

5 horas ago

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago