De acordo com o El País, o filme ‘Dunkirk’ faz sucesso, mas também causa polêmica, já que incomodou os franceses por seus ‘esquecimentos’ históricos.
A narrativa dramática chega a prender a gente no sofá. E olha que, muitas vezes, a realidade parece ser ficctícia de tão impressionante.
Para grande parte da crítica especializada, Dunkirk, é O MELHOR FILME DE CHRISTOPHER NOLAN DESDE ‘O CAVALEIRO DAS TREVAS’.
“Uma das histórias que mais me impressionou foi a de um veterano que me contou que as pessoas entravam andando na água”, escreveu Christopher Nolan ao jornal The Telegraph.
O diretor de Amnésia e Batman: O Cavaleiro das Trevas conseguiu reconstruir a desesperadora espera do Exército Britânico e o milagre de seu resgate, um dos episódios mais fascinantes e fundamentais da Segunda Guerra Mundial.
Históricamente, mais de 330.000 soldados foram salvos daquela ratoeira, graças à Marinha de seu país, a mobilização de centenas de embarcações civis e a ordem dada pelo próprio Hitler de parar o ataque contra Dunquerque, um mistério que ainda intriga os historiadores.
O filme entrou para o ranking dos mais vistos e já é o quarto maior sucesso de bilheteria da história sobre a Segunda Guerra Mundial.
A fotografia e o retrato realista ganhou o coração dos críticos das revistas mais prestigiadas do mundo – é “uma obra prima”, escreveu a The Hollywood Reporter e a The Atlantic –, “mostrou a Hollywood que é possível outra superprodução e gerou debates, tanto de cinema como de história”.
“Não quis me prender nos assuntos políticos. O problema também não é quem são, serão e de onde vêm os personagens. A única questão que me interessava era: Eles sairão dali?”, afirmou o diretor.
Esse filme é para quem gosta de tiros e bombas porque quase não se escuta outra coisa, os diálogos são poucos e os barulhos, são muitos.
Criticas negativas quanto o teor hisórico foram feitas por jornais franceses. O Le Monde e o Le Figaro o acusam de menosprezar o papel das tropas francesas em proteger a retirada dos britânicos. Os franceses, além disso, foram os últimos a serem evacuados, e o Reino Unido esteve muito próximo de abandoná-los.
José Miguel Sales Lluch, autor do livro A Segunda Guerra Mundial no Cinema percebeu que o filme não inclui um só soldado alemão e “poderia ter se aprofundado mais em por que Hitler deteve seu ataque”, afirma . Também não são vistos africanos e indianos entre as tropas aliadas, apesar de sua presença ter sido fundamental na resistência. Apenas duas mulheres falam em todo o filme.
No geral, Nolan é acusado de perpetuar o lado ocidental que branqueia toda a história e a escreve de seu umbigo.
Entre críticas positivas e negativas, é melhor tirar as próprias conclusões e buscar entender o que o mundo não deve fazer para o que ficou na história, não volte a se tornar real nos dias atuais.
Chega de Guerras! Precisamos de paz! Esse filme mostra para todos nós o que não queremos mais viver.
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
O infarto, uma das principais causas de morte no Brasil, deixou de ser uma preocupação…
Você já se perguntou o que o seu sobrenome diz sobre a sua ancestralidade? Muito…
A atriz Bella Campos, de 26 anos, teria sido vista chorando nos bastidores da TV…
Alguns signos simplesmente parecem nascer com uma estrela brilhando mais forte sobre eles. Enquanto muitos…
Recentemente, durante uma entrevista ao WOWcast, Xuxa Meneghel surpreendeu os fãs com uma revelação chocante.…
Recentemente, o campeão do BBB24, Davi Brito, foi formalmente acusado pela Justiça do Amazonas por…