Doenças de pele: Quando você não consegue lidar com a sua realidade.

Por Patrícia Naves Garcia

A pele é um órgão ligado ao sistema respiratório que protege o corpo do mundo exterior. Nos protege tanto de agentes ativos, como os vírus quanto de agentes passivos como poeira e temperatura.

É responsável pela cicatrização das nossas feridas.

Rins, bexiga, intestinos e pulmões quando exaustos ou entupidos, são auxiliados pela pele que primeiro vai sinalizar que algo não vai bem internamente. Já reparou como a pele manifesta acnes quando temos problemas digestivos? Como a cor da pele muda quando os rins ou o fígado não estão funcionando bem?

Através da transpiração, do cheiro e das dermatoses, ela vai eliminar as toxinas que o organismo não está conseguindo.

Ela tem uma espécie de memória das nossas experiências e emoções.

Seu papel de cicatrização permite a autorreparação do organismo.

Assim, os problemas de pele são os sinalizadores das nossas dificuldades com o mundo externo.

Eczema, psoríase, pústulas, acnes, são algumas das reações às agressões externas, que podem ou não ser reais.

Às vezes nós nos sentimos agredidos sem termos sido.

O adoecimento da sua pele sinaliza a sua dificuldade em lidar com o mundo externo e com as suas questões interiores.

Herpes surgem quando estamos nervosos, quando uma pessoa se sente injustiçada, ela aparece entre o plexo solar e o cardíaco, que tratam desses sentimentos por si e pelo outro.

A psoríase aparece nas articulações, refletindo tensões e dificuldade de ceder, de aceitar o que está acontecendo no seu entorno. Ela mostra que o que estamos trocando com o mundo exterior nos desagrada, existe um desequilíbrio. Para se proteger, o corpo desenvolve uma couraça.

Atendi uma moça com muita psoríase, no seu campo vimos a sua dificuldade no relacionamento anterior. A dor do que ela tinha vivido e o medo de ceder novamente em outra relação, tinha desenvolvido nela psoríase em áreas muito próximas da região sexual e nos cotovelos. Qualquer contato amoroso seria difícil a partir dali.

A pele adoecida te conta como está a sua relação com o mundo. Quanto mais saudável for essa relação, menos problemas de pele você terá.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Patrícia Naves Garcia

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia