Uso muito as redes sociais para trabalhar, para pesquisas pessoais e para rir um pouco também. Leio muito os comentários, seja nas matérias, no perfil de pessoas que admiro ou nas páginas de humor. E uma coisa tem me chamado muito a atenção: a falta de empatia.

Vou listar aqui algumas frases que li nos últimos dias: “esse é o menos detestável dos seus filhos” (Se referindo a uma criança de 4 anos mais velha de 3 filhos de uma empresária famosa); “fico me perguntando o que ela estava fazendo lá para isso acontecer” (sobre uma menina que foi sequestrada aos 14 anos, viu seu pai morrer e foi estuprada durante 6 meses, todos os dias, por membro do Estado Islâmico); “não adianta ser rica e tão feia, com cara de velha” (sobre uma artista de 22 anos que fez aniversário recentemente); e por aí vai.

Ter mais empatia

O que será que essa mãe sente ao ver pessoas falando e julgando seus filhos, com menos de 4 anos, como adultos? Como será que uma menina que passou por tudo que passou aos 14 anos, e que atualmente está internada em um hospital psiquiátrico, se sente em relação a tudo que passou? E como ela se sentiria ao ser culpada pelo que aconteceu? Como uma jovem de 22 anos se sente ao ver pessoas falando do seu peso e aparência e a julgando por isso? Posso te resumir a resposta em uma palavra: dor.

Dói muito ouvir coisas ruins sobre a pessoa que amamos. Dói passar por traumas e ver o dedo da sociedade apontado para você, te culpando por coisas ruins que te aconteceram, como se já não bastasse o sofrimento do fato em si. Dói aprender a lidar com sua aparência em uma sociedade que presa tanto pela beleza, conquistar tantas coisas e ver que muitas pessoas não veem nenhuma das suas vitórias, só o que consideram diferente.

Praticar mais empatia

A minha vida mudou bastante desde que comecei a agir da seguinte forma: falo e faço com os outros apenas o que quero que façam comigo. E isso começa desde as pequenas atitudes: o “bom dia” a todos que encontro, o sorriso, a palavra amiga, sendo solícita e muito grata a todos, escrevendo sobre coisas que gostaria de ler… E por aí vai. O retorno é inegável! As pessoas são muito mais solícitas comigo, ficam mais calmas e mais agradáveis, sorriem pra mim, ficam gratas também, e essa incrível troca de energia beneficia as duas partes e ao ambiente.

Se fazemos o bem o bem retorna, é claro que fazendo o mal ele retorna também. É inegável! Agredir, diminuir ou ofender pessoas, seja por inveja, raiva ou por que motivo for, vai trazer para a vida muito, muito mais do que detesta, e te afastar ainda mais do que você realmente almeja. Eu, sinceramente, me recuso a acreditar que alguém em sã consciência queira, deliberadamente, fazer mal a outra pessoa. Eu ainda acredito nos seres humanos. Eu acredito em você! Seja a mudança. Faça o teste. Não vai se arrepender!

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

9 horas ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

9 horas ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

10 horas ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

10 horas ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

1 dia ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

1 dia ago