Comportamento e Psicologia

Dizer adeus a quem não precisa de você também é crescer

Quantas vezes na vida você já se viu obrigado a dizer adeus? Na verdade, não importa quantas vezes você tenha feito isto, o fundamental é saber que ao longo do seu ciclo vital será preciso quebrar mais de um vínculo, mesmo que isso represente sofrimento.

Dizer adeus é crescer, é permitir se encontrar novamente consigo mesmo pois, em certas circunstâncias, algo ou alguém estava lhe afastando dessas essências que são a felicidade e o equilíbrio com o próprio ser.

Digo adeus porque sei que você não precisa mais de mim, porque não sou a sua propriedade, porque os seus vazios me enchem de carências e porque apesar de não dizermos isso em voz alta, já faz tempo que nos despedimos.

Na verdade, poderíamos dizer que a própria despedida em si não dói tanto quanto segurar a vontade de voltar. Por que é ali onde se encontra não apenas a nossa própria fortaleza, como também a nossa dignidade.

Nunca se permita ser frágil e correr atrás de quem não precisa de você ou de quem já sabe onde você está. Ao fazer isso, você estará causando um dano profundo a si mesmo, à sua autoestima e, por sua vez, estará oferecendo poder a uma pessoa que tem na sua mão a chave da fechadura da sua felicidade.

É você quem precisa ter essa chave, você é quem deve manter as rédeas da sua vida sabendo a todo momento em quem vale a pena investir tempo, sonhos e esperanças. Dizer adeus é um ato de coragem e a melhor expressão de amor próprio.

Quebrar o vínculo com quem não precisa mais de nós requer coragem

Seria ótimo se as coisas fossem mais fáceis, se existisse uma posição mágica para o desamor, para fechar as portas do coração a quem já não gosta mais da gente, e praticar a arte do esquecimento como quem lança uma pedra no rio e olha como desaparece nas profundezas.

Dizer adeus requer coragem, é um ato de vontade pessoal por uma necessidade vital. É fechar um círculo onde você mesmo decide que já não vai mais se permitir sofrer, porque quem só dá ausências não merece a sua presença.

Não existe o esquecimento imaculado que não deixa marcas ou cicatrizes. Porque dizer adeus implica às vezes ter que curar muitos espaços, muitas mágoas e dores da alma que o tempo nem sempre alivia com a simples passagem das folhas do calendário. O tempo não cura se nós não fizermos a nossa parte, por isso vale a pena considerar estes aspectos.

Dizer adeus implica encarar um luto

É preciso assumir que o fato de dizer adeus, de deixar ir, implica passar por um processo de luto. Muitas são as pessoas que por não compreendê-lo desta forma, decidem se aferrar ao dia a dia sem ter administrado pensamentos e emoções.

Dizer adeus a uma pessoa que era significativa para você requer, em primeiro lugar, entender o que aconteceu, o que provocou essa separação. É preciso aceitar que ou você já não é amado, ou é preciso dar por terminado um relacionamento que provoca mais sofrimento que felicidade. As rupturas de vínculos requerem algum tipo de desabafo emocional, seja com lágrimas ou com palavras.

A aceitação chega dia a dia, com lentidão, mas com você estando seguro, se sentindo bem consigo mesmo porque você tomou a decisão certa. Dizer adeus sem ódio

Dizer adeus sem rancor, ódio ou desprezo nem sempre é fácil. No momento em que ganhamos consciência de que não precisam mais de nós, de que deixaram de nos amar ou de que nos oferecem um amor envenenado ou doloroso, o que sentimos é impotência e raiva.

Tenha em mente que toda emoção negativa irá impedi-lo de fechar esse círculo. É uma carga que você irá armazenar e que, de alguma forma, implica continuar “unido a essa pessoa”.

A raiva, o ódio e o rancor deixam marcas na nossa personalidade e nas nossas emoções. Fazem com que sejamos desconfiados, e que essa raiva gere ainda mais negativismo contra nós mesmos.

Liberte-se de tudo, desprenda-se de quem não precisa de você e de toda emoção negativa que implique continuar ancorado a quem lhe fez mal de alguma forma. Tudo isso lhe permitirá avançar com mais leveza. Se você acumular cada pedra do caminho, no fim não poderá percorrer o seu caminho da vida. Ficará encalhado. Liberte-se.

Dizer adeus para voltar a ser quem você era e crescer

Quando mantemos um relacionamento disfuncional, isto é, esse no qual se experimenta sofrimento, desilusão e onde, longe de crescer, quebra-se o equilíbrio pessoal, o que fazemos na verdade é nos afastar de nós mesmos.

Dizer adeus implica fazer uma delicada viagem de retorno. Você precisa curar as feridas, se cuidar e voltar à sua essência, recuperar não apenas a pessoa que você era anteriormente, mas também criar quem você deseja ser agora.

Desejo ser essa pessoa que é capaz de dizer adeus e deixar ir embora para que venham coisas novas. Coisas melhores. Desejo ser quem era, e embora seja consciente de que já perdi parte da minha inocência e esse destino ligado a quem deixei para trás, sei que sou autor do meu futuro. Sei que vou andar com esperanças renovadas, que não serei vítima, e sim alguém capaz de aprender com o que vivi e me transformar em quem eu desejo ser.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

2 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

2 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

2 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

2 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

3 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

3 dias ago