Dicas para encontrar a profissão certa

Resiliência Humana

Se ainda não sabe qual a profissão que vai seguir o resto da sua vida, então este artigo vai ser muito útil. Aqui vamos passar as melhores dicas para encontrar a profissão certa e, assim, optar pela carreira que realmente vai fazer com que se sinta feliz e realizado.

Sem dúvida, a escolha da profissão não é, de todo, a mais fácil. Existem centenas de profissões diferentes, as quais têm características únicas, e muitas delas nem sequer são do nosso conhecimento.

Por isso, quando fazemos a escolha da profissão, muitas vezes nos levamos por padrões da sociedade, olhando só para as carreiras mais reconhecidas, como medicina, advocacia, engenharia, entre outras.

Então, acabamos por deixar de lado outras profissões menos comuns, mas que poderiam ser as mais adequadas para o nosso perfil profissional e pessoal, como acompanhante de idosos, Dog Walker, entre outras.

Mas como encontrar a profissão certa afinal?

Pois bem, tendo em conta que esta é uma decisão muito importante para o futuro da nossa vida, aqui vamos deixar-lhe as dicas mais importantes para conseguir realmente encontrar a carreira certa para si!

Confira!

Como encontrar a profissão certa?

Se está lendo este artigo, então é porque ainda não conseguiu decidir qual a carreira que vai seguir. Antes de mais nada, saiba que a sua dúvida é bem mais comum do que possa imaginar.

Vários estudos apontam para o fato da maioria dos jovens não conseguirem escolher uma profissão, ou terem bastante dificuldade para escolhê-la! Isso se deve a vários fatores, entre os quais:

  • Falta de conhecimento sobre o mercado de trabalho
  • Falta de orientação profissional
  • Perfil indeciso
  • Falta de autoconhecimento
  • Entre outros

Como vê, existem fatores diversos que podem dificultar na escolha da profissão. Por isso, para encontrar a profissão certa, há que trabalhar em todos os sentidos. Vamos ver como!

Conheça as carreiras e profissões

O primeiro passo para escolher a profissão certa é conhecer o máximo de carreiras e profissões possível. Quanto mais conhecimento tiver, maiores serão as chances de encontrar a profissão que realmente se adequa ao seu perfil.

Felizmente, agora encontra já na Internet um guia super completo com todas as profissões detalhadas, onde pode ver como é o trabalho na prática, quais as saídas no mercado de trabalho, e também como ingressar nessa carreira.

Falamos do Guia das Profissões, o qual tem já centenas de profissões detalhadas no seu site. Se der uma olhada, com certeza vai encontrar uma profissão que realmente se enquadra naquilo que quer fazer no seu dia a dia.

Além de profissões que exigem o curso universitário, como de advogado, engenheiro, médico, entre outras, eles também tem no seu site profissões mais comuns, as quais não precisam de estudos superiores, como a de soldador, por exemplo.

É muito importante que conheça, de fato, a realidade da profissão. A verdade é que muitas pessoas ingressam numa determinada carreira por terem uma ideia da profissão, a qual não condiz à realidade. Isso causa, ao longo do tempo, frustração, não só a nível profissional, mas também pessoal.

É nesse sentido que o Guia das Profissões pode dar uma ajuda muito grande, pois dá a conhecer a realidade do dia a dia das diferentes profissões, e assim desmistificar algumas ideias que possa ter.

Testes Vocacionais e Psicotécnicos

Os testes vocacionais e psicotécnicos também podem ser uma grande ajuda para encontrar a profissão certa para si. Estes testes avaliam os seus traços de personalidade, os quais são determinantes para escolher as áreas que realmente se enquadram no seu perfil.

Embora estes testes indiquem várias profissões possíveis para o seu perfil, é um excelente começo para saber quais as áreas que deve investir e ponderar na sua escolha.

Tente conhecer profissionais da área

Se já tem algumas profissões em vista, uma boa opção é tentar conhecer algumas pessoas que já estejam trabalhando na área. Pergunte como é o dia a dia, como se sentem no trabalho que estão fazendo, aquilo que mais gostam, e o que menos gostam na profissão.

Assim, você já vai ter uma ideia mais clara do que realmente é o trabalho em si, e se realmente é aquilo que você espera.

Conheça-se a si mesmo e não se deixe influenciar

A maior parte das pessoas escolhe uma profissão sem sequer se conhecer a si mesmo. Isso faz com que escolham a profissão errada, por não se adaptar ao seu perfil pessoal. Então, é importante saber quem você é, quais as suas características pessoais, os seus traços de personalidade e, acima de tudo, os seus gostos.

Além disso, importa aqui dizer que não pode deixar que os outros escolham uma carreira, ou uma profissão, por você! Muitas vezes a família acaba por influenciar na escolha da profissão. No entanto, esse pode ser um erro enorme, colocando em causa o seu sucesso profissional, mas também pessoal.

Trabalhar em algo que você não gosta vai fazer com que se sinta muito frustrado e infeliz, além de nunca ser um excelente profissional.

Concluindo:

A escolha da profissão certa não é uma tarefa fácil. É preciso se conhecer bem, conhecer muitas profissões, para saber que a escolha feita é, realmente, aquela mais adequada.

Nunca escolha uma carreira com base nas escolhas dos outros, nem das opiniões dos outros. A sua família e amigos podem querer ajudá-lo, é certo, mas essa é uma escolha que só lhe compete a si mesmo!

Falamos do seu sonho, do seu futuro, da sua carreira. Então, olhe para você mesmo, para aquilo que você quer, e faça a escolha acertada!

Foto por azerbaijan_stockers – br.freepik.com

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS






COMENTÁRIOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia