Autores

Desejo não é amor

Muita gente confunde desejo com amor, paixão com amor, apego com amor… Enfim são tantas confusões que o tesão é muitas vezes entendido com o verbo amar. O beijo pode de fato ser bom, a pegada arrancar suspiros, mas isso não é em si amor, o desejo faz parte do amar, mas não resume o que é de fato amor.

Amor é muito mais do que beijos, abraços, aquele friozinho na barriga, é muito mais que desejo. Mas deixe eu te explicar melhor isso. O começo de um relacionamento é geralmente movido pela paixão, tudo é novidade, tudo é bom ao lado desse alguém, os abraços tornam-se calorosos, o beijo chega a pegar fogo e a gente se vê diante de tanto desejo e acha: Isso é amor. Pode ser que você tenha conhecido alguém e ao sentir aquele “fogo todo” (risos) achou que estava amando. O lado sexual pode falar mais alto do que o emocional, muitas vezes, ultrapassando os limites da nossa razão e adentrando na impulsividade, na busca pela satisfação daquilo que nos consome: O desejo.

Mas isso não é amor, isso porque o amor é muito mais companheirismo e realidade do que fantasia. Amor é muito mais sereno e calmo do que aquela tempestade toda causada pela paixão. Amar alguém vai muito além de beijos, abraços e sexo, amar alguém é amizade, respeito e cuidado.

É estar ali com o outro quando ele não está bem e hoje não deseja ser tocado, não quer se aventurar em suas paixões, mas apenas quer o seu ouvido para escutar como foi o seu dia cansado.

É quando o outro deseja não o seu corpo e o seu toque, mas o seu ombro amigo para chorar e dizer o quanto tem sido difícil aguentar as pancadas da vida.

Em um relacionamento desejar o outro, admirá-lo e achá-lo interessante é sim muito importante, mas não podemos resumir isso a amor, afinal esse sentimento nobre é construído sobre bases mais sólidas como a realidade, as dificuldades e a paciência.

Por isso, quem apenas deseja não consegue suportar as tempestades do outro, não consegue driblar as dificuldades e permanecer junto, quem apenas sente fogo não sabe ser calmaria. Então, da mesma forma que não podemos confundir apego com amor, não podemos cair na cilada de acreditar que tesão é amor. De achar que porque o sorriso nos atrai, o olhar nos desmonta e o toque nos balança, isso é amor.

Eu costumo dizer que amar está para além das aparências e por mais que você ame o sorriso, o perfume e o jeito do outro te abraçar, há muito mais coisas que fazem você amar esse alguém. É saber que mesmo você estando com o seu pijama mais velho e descabelada esse alguém ama a sua presença e continua te escolhendo todos os dias estando você bem ou não, estando você com problemas ou não.

Amor não é uma questão apenas de desejo, é uma questão de escolher todos os dias o outro. O tesão é passageiro e você pode sentir muito bem isso por outro alguém, já o amor, ah o amor, é algo singular, afinal não se ama duas pessoas ao mesmo tempo.

Thamilly Rozendo

Estudante de psicologia, apaixonada por artes, música e poesia. Não dispensa um sorvete e adora um pastel de feira com muito requeijão, mesmo sendo intolerante a lactose. Tem pavor de borboletas, principalmente as no estômago.

Recent Posts

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser invalidado.

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser…

12 minutos ago

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

3 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

4 dias ago