Descoberta proteína da juventude: rejuvenesce cérebro e músculo

Resiliência Humana

Pesquisadores norte-americano conseguiram rejuvenescer o cérebro e melhorar as capacidades cognitivas de pessoas com idade mais avançada, administrando uma proteína chamada GDF11.

Ela é capaz de manter o cérebro e os músculos fortes e saudáveis.

A proteína circula em grandes concentrações no sangue, quando somos mais novos.

Feita no Harvard Stem Cell Institute, nos EUA, a pesquisa revela um processo de rejuvenescimento no cérebro e dos músculos, que fazem a ligação com os ossos, através da injeção de doses de GDF11 no organismo.

Também conhecida como a ‘proteína da juventude’, ao ser administrada no organismo de pessoas mais velhas, as capacidades destes órgãos voltam a ser recuperadas, o que pode, inclusive, vir a curar doenças como a do Alzheimer.

Doug Melton, do departamento de Biologia Regenerativa e Células Estaminais de Harvard, diz que esta é “a descoberta mais emocionante que já assistiu no campo da ciência das células-tronco”.

“São resultados que deviam dar, a todos, esperança para um futuro mais saudável”, acrescenta o especialista em comunicado.

As experiências foram feitas em laboratório, com ratinhos que, tal como nos humanos, apresentam uma concentração de GDF11 muito mais elevada quando estes são mais novos.

FONTESó Noticia Boa
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia