Comportamento e Psicologia

Decidi me divorciar. Como contar para os meus filhos?

O divórcio é algo cada vez mais comum entre os casais. Não é difícil nos deparar com pessoas vivendo conflitos intensos por conta do pesadelo do divórcio. Mas, e os filhos, como ficam no meio da confusão dos adultos? Será que os pais têm consciência das consequências dos conflitos intensos sobre os filhos?

As crianças e adolescentes expostos de forma inadequada aos conflitos dos pais podem demonstrar sentimentos como, por exemplo, abandono, decepção, raiva, medo, ansiedade, culpa, negação, rejeição, depressão e choque.

Um forte sentimento pode ser avassalador se for desconhecido. Aprender a nomear e descrevê-los pode reduzir a ansiedade causada por uma emoção estranha e desconhecida. Ouvir com atenção o que os filhos têm para dizer e validar os sentimentos deles é muito importante para o desenvolvimento emocional das crianças. Quando não ouvimos, desvalidamos ou punimos o relato sobre o que o outro sente, não o ajudamos a deixar de sentir aquilo, ao contrário, o ensinamos a não compartilhar conosco o que é sentido.

Pais, lembrem-se sempre: os filhos estão sempre observando vocês. Portanto, se resolverem seus conflitos por meio de brigas, ofensas e discussões, é assim que eles também resolverão seus próprios problemas, inclusive, os conflitos que, porventura, possam ter com vocês.

O divórcio é desagradável, estressante e, por vezes, pode se tornar devastador para os adultos que não possuem discernimento e civilização para resolver os problemas com maturidade. Por isso, é fundamental que, durante o divórcio ou períodos prolongados de tristeza e raiva, os pais saibam expor os sentimentos de maneira adequada e não deixem de cuidar de si mesmos. Para ajudar os filhos a enfrentar as mudanças advindas do divórcio, eles precisam estar bem emocionalmente e ser modelos de conduta.

Os pais que cuidam e valorizam suas próprias necessidades emocionais, físicas e sociais, normalmente, têm mais condições de ajudar seus filhos. Além disso, apresentam comportamentos mais assertivos ao longo de suas vidas.

Conheça e respeite os sentimentos dos filhos em relação ao divórcio. Eles têm o direito de sentir como se sentem. Os pais devem mostrar que os sentimentos não são bons ou maus; as ações, entretanto, podem gerar resultados positivos ou negativos.
Explicar aos filhos o que vai acontecer e o porquê – respeitando, é claro, a capacidade cognitiva da criança para compreender os fatos – é uma boa alternativa para deixá-los seguros e amparados.

As crianças e adolescentes não devem ter preocupação de adulto e muito menos ser usados como objeto na disputa litigiosa dos pais.

A sua família não acabou diante do divórcio, apenas mudou de forma. Se o divórcio foi a melhor escolha para o casal, essa decisão deve se tornar progresso para a vida de ambos e não cenário de brigas intensas. Afinal, os filhos serão sempre filhos e merecem pais cuidadosos e comprometidos com o bem-estar deles.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

23 horas ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

24 horas ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

1 dia ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

1 dia ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

2 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

2 dias ago