De acordo com a ciência “Ter Amigos Inteligentes Nos Torna Mais Inteligentes”.

Resiliência Humana

Os amigos não são simplesmente aquelas pessoas com quem compartilhamos alegrias e tristezas, a quem contamos nossos segredos e com quem vivemos aventuras. Mais e mais estudos mostram a enorme importância de escolher nossos amigos, já que sua influência sobre nós será decisiva, não só do ponto de vista emocional, mas também intelectualmente.

Um estudo realizado na Universidade da Flórida revelou que nossas mães não foram tão equivocadas quando nos encorajaram a escolher com sabedoria nossas amizades. Não é só que o grupo de amigos possa exercer uma influência boa ou ruim sobre nossos comportamentos e valores, mas também pode catapultar nossa inteligência.

Ter amigos inteligentes aumenta nossa inteligência

Os pesquisadores analisaram 715 adolescentes, avaliando seu nível de inteligência para compará-lo com seus pares. Eles descobriram que o QI de cada pessoa estava relacionado com o de seu melhor amigo ou grupo ao qual pertenciam.

No entanto, o mais curioso era que esse fenômeno seguisse uma tendência: as pessoas que estavam relacionadas a colegas mais inteligentes, tinham um QI superior ao esperado levando em consideração os testes de inteligência que faziam anos atrás.

Na verdade, esses psicólogos analisaram as crianças entre 10 e 11 anos e seu grupo de amigos, para reaplicar os testes quando tinham 15 anos e ver o que havia mudado.

Então eles descobriram que não basta que as pessoas com QIs mais altos escolher como amigos para outras pessoas inteligentes, mas simplesmente tornar-se parte desse círculo social tem um efeito positivo e desenvolvedor de inteligência, menos durante as duas primeiras décadas de vida.

Os amigos aumentam a inteligência cristalizada

Esses psicólogos explicam que ” o grupo de amigos tem um profundo impacto na motivação de seus membros “, encorajando cada pessoa a desenvolver suas habilidades intelectuais ao máximo. Em outras palavras, pertencer a um grupo que é intelectualmente desafiador nos encoraja a continuar crescendo e expandindo nossa gama de interesses.

Os pesquisadores também explicam que os amigos influenciam muito mais o que é conhecido como “inteligência cristalizada”, que está relacionada ao uso de habilidades, conhecimento e experiência.

Enquanto a inteligência fluida refere-se a nossa capacidade de resolver novos problemas sem ter qualquer conhecimento prévio, inteligência cristalizada se refere à amplitude e profundidade de conhecimento que adquirimos e como usamos maneira criativa e prática para resolver problemas.

A inteligência cristalizada é desenvolvida ao longo da vida e é lógico supor que a nossa rede de amigos pode nos fornecer técnicas de resolução de problemas e conhecimento que nos permitam desenvolver nossas habilidades intelectuais.

Portanto, agora você sabe: se você tem um QI ligeiramente superior ao médio, talvez seja necessário agradecer alguns pontos aos seus amigos desde a infância ou adolescência.

Fonte:
Meldrum, R. et. Al. (2018) Sobre a Associação Longitudinal entre Inteligência entre pares e adolescentes: nossos amigos podem nos tornar mais inteligentes? PsyArXiv .
Fonte: Rincon Psicologia

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS


Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

COMENTÁRIOS