Dar a alguém a responsabilidade de fazer você feliz quando você não consegue fazer isso por si mesmo é egoísmo!

Sua felicidade é responsabilidade sua, não a coloque nas mãos de ninguém!

vida

De todas as ilusões, a primeira que nós precisamos nos livrar é a de que o outro nos preenche.

O outro pode ser importante, ele pode nos ajudar, ele pode ser alguém especial. O que o outro não pode fazer é aquilo que nós não fazemos por nós. Afinal, não podemos sentir o que o outro sente. O que sentimos é o nosso sentimento em nós. E é esse sentimento que nos completa.

Por isso, pare de se agarrar aos outros esperando que eles venham lhe dar o que você não se dá.

Chega de depender tanto da valorização externa e da aprovação do outro.

Não estamos aqui pra agradar o mundo, estamos aqui pra buscar a nossa realização. Isso não tem a ver com ser egoísta, isso é uma questão de ter responsabilidade por si.

A responsabilidade de quem não coloca sua felicidade na mão do outro, que não espera um aplauso para ser feliz, que não se põem para baixo com qualquer coisa que alguém diz.

Seja sempre o primeiro a se analisar, se apreciar, se elogiar, a ter um tempo pra você, a incentivar os seus sonhos, a acreditar em suas ideais, a valorizar as suas opiniões, a se dar carinho, a pegar leve com você, a se perdoar, a fazer o que gosta, a dar valor ao que faz, a se amar por inteiro, amando cada cantinho daquilo que compõe o que você é.

Quando você faz por si, não espera do outro, não alimenta ilusões, não joga uma responsabilidade impossível pra ele. Você permite que ele seja o que é, que faça o que pode, que te ajude nesse processo de autoconhecimento.

É só nesse momento que aquilo que não serve para sua vida, você deixa ir embora, que você abandona as desilusões e sente todo o poder que existe em você, libertando-se para ser quem é e fazer aquilo que gosta.

Lembre-se sempre: a sua felicidade é sua joia mais preciosa. Cuide bem dela! Porque o primeiro passo para ser feliz, é ser responsável por si mesmo, afinal, ninguém vai fazer por você aquilo que você não faz por si!

E se alguém exigir que você o faça feliz, simplesmente diga:

“Sua felicidade não é minha responsabilidade. Você deve ser feliz e eu devo ser feliz individualmente. Então nos reunimos e compartilhamos a nossa felicidade. Dar a alguém a responsabilidade de fazer você feliz quando você não consegue fazer isso por si mesmo é egoísmo!”.

Se precisar de ajuda para se sentir feliz na solitude, me chame no direct @rhamuche.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, terapeuta transpessoal e Constelador Familiar. Foto de NATHAN MULLET no Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

RECOMENDAMOS









Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.