Autores

A cultura do sadismo exige vigilância, pois os sádicos estão entre nós…

O sadismo é um desejo de sentir prazer provocando dor nos seres vivos. O termo derivou do nome do famoso escritor Marquês de Sade. Apesar da obra de Sade apresentar conotações sexuais, o sadismo não é um caráter exclusivo de pervertidos sexuais ou serial killers.

As pessoas que demonstram certo grau de sadismo estão por toda a parte e são mais comuns do que pensávamos. Como constatou o psicanalista Erich Fromm: “Muito mais comum é um sadismo frio, o qual não é em absoluto, sensual e nem tem nada a ver com sexualidade, mas ainda exibe a mesma qualidade essencial do sadismo sensual e sexual: seu objetivo é a dominação, o controle sobre outra pessoa, moldando-a como o oleiro trabalha o seu barro”.

Além disso, eles têm júbilo em ver, ouvir e ler desgraças e tragédias que ocorrem no cotidiano, replicando tudo nas redes sociais. E também gostam de insultar quem está na internet, apenas pelo prazer de trollar as conversas online.

Do mesmo modo, os sádicos adoram machucar os animais, como por exemplo: caçar passarinhos, chutar cachorros e ainda praticam a negligência intencional, deixando os animais sem água e sem alimentação.

Outra forma de praticar a cultura do sadismo é a violência doméstica, que é realizada de maneira escancarada ou disfarçada, praticada dentro de casa contra crianças, adolescentes, idosos e mulheres que são vítimas de agressão física, sexual e psicológica.

O bullying é outra prática de sadismo, que agride e aterrorizam de propósito pessoas ou grupos, de modo recorrente e metódico. Esses tipos de sádicos sentem gozo em fazer isso, tanto no espaço público, privado ou virtual.

No ambiente profissional, os sádicos gostam de discriminar os colegas de trabalho e de sabotar a propriedade financeira e intelectual das empresas, a fim de ver a falência dos patrões.

Os indivíduos sádicos quando possuem cargos de autoridade abusam do poder, no sentido de tratar de maneira grosseira e desrespeitosa: crianças, idosos, pessoas com deficiências, prisioneiros, pacientes, entre outros, que necessitam do atendimento dos serviços públicos.

Na lista dos piores sádicos estão os políticos corruptos, que prejudicam o bem-estar dos brasileiros, sobretudo dos mais pobres. O dinheiro público que foi roubado faltará para os investimentos na saúde, educação, segurança, entre outros direitos essenciais à vida, ferindo de morte a Constituição e ampliando a exclusão social e econômica no País.

Fromm resumiu o caráter do sádico: “Não sente piedade e nem compaixão, como qualquer pessoa normal, e tampouco compartilha da repulsa da pessoa normal ante a própria ideia de agredir alguém em indefeso. Pelo contrário, a impotência é qualidade que estimula o sádico porque anuncia a possibilidade de absoluto controle ao seu alcance.”

A cultura do sadismo não é apenas scripts de filmes, mas um desejo doentio que exige vigilância, pois os sádicos estão entre nós. Se você conhece alguma uma pessoa sádica? Não se submeta a ela em nenhuma situação, uma vez que o sádico irá parasitar na sua vida até o seu corpo, a sua alma e seu espírito definhar.

Jackson César Buonocore é sociólogo e psicanalista

Jackson César Buonocore

Sociólogo e Psicanalista

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

1 dia ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

1 dia ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

1 dia ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

1 dia ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

2 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

2 dias ago