Criança faz tarefa no chão enquanto vende doces no sinal. “A indiferença dói!”.

Uma criança foi fotagrafada fazendo sua tarefa escolar no chão da rua. Ela tentava aproveitar ao máximo a luz que vinha da iluminação pública, mas em uma posição totalmente desconfortável e inapropriada. Enquanto estudava, deixou os doces espalhados na calçada, esperando que alguém viesse comprar, já que ela precisa do dinheiro pra ajudar a família.

A desigualdade social é uma verdade difícil de engolir.

Muitas pessoas insistem em afirmar que a meritocracia existe e que traz ótimos resultados para algumas pessoas, mas é inegável que uma criança que possui o conforto de um lar com alimentação, quarto aconchegante, iluminação, computador, internet, escola particular e pais presentes, vai conseguir ter resultados infinitamente melhores do que uma criança que precisa trabalhar e passa o dia inteiro na rua, com fome e tendo que estudar em situações precárias como essa criança boliviana.

Esse é só um exemplo de inúmeros outros pelo mundo a fora. No Brasil, podemos ver essa cena diariamente, crianças nas ruas, vendendo balas e doces, ou outras coisas para ajudar a família, muitas estão sujas e nem frequentam a escola. É duro ver a indiferença da sociedade que alimenta essa corrida desleal.

No entanto, devido às deficiências socioeconômicas e até mesmo à falta de condições dos pais, há crianças que não possuem nenhum recurso e são obrigadas a se virarem sozinhas e tentam as maneiras possíveis para progredir, apesar das adversidades.

Esse foi o caso comovente de um menino na Bolívia, que foi flagrado pela usuária do TikTok @CriselIllanes estudando deitado no chão de uma rua, tentando aproveitar ao máximo a luz fraca que vinha da iluminação pública.

@criselillanes

♬ SOU TRISTE BART SAD – bice


TikTok @criselillanes

Mas o fato não para por aí, já que o garotinho trabalhador chegou a vender uma série de doces ao mesmo tempo para ganhar algum dinheiro, renda que, provavelmente, precisava urgentemente. Mesmo assim, ninguém o abordou para ajudá-lo na compra de qualquer produto.

“Que sortudos são aqueles que a mãe e o pai lhes dão tudo”, comentou a autora do vídeo, que rapidamente se tornou viral na plataforma, atingindo 5,3 milhões de visualizações, 335,2 mil “gostos” e mais de 8,5 mil comentários.

“Essa criança vai ser um grande homem, digo por experiência própria”, “Essas crianças são as que merecem todas as bênçãos do mundo”, “Vemos com tristeza, mas essa criança é uma verdadeira guerreira”, “Eu sei que essa criança Ele vai progredir na vida, sua atitude diz tudo” e “Anjo de Deus, ele tem o desejo que muitas crianças com roupas de marca e celulares não têm ”, escreveram vários usuários.

É triste ver como as pessoas romantizam a dificuldade alheia.

Acham que uma pessoa que venceu na vida depois de passar por situações como essa, ou piores, são os super-heróis, e incentivam que isso aconteça com mais frequencia, porém, não deveria ser assim. Todas as crianças deveriam ter condições de estudar, ter pais presentes, carinho, amor, alimento e mais, deveriam brincar, aproveitar a infância para serem crianças.

*DA REDAÇÃO RH.

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.